Patrick de Paula e Éderson: volantes decisivos. Fotos: César Grecco/Palmeiras e Rodrigo Coca/Ag. Corinthians Patrick de Paula e Éderson: volantes decisivos. Fotos: César Grecco/Palmeiras e Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

10 pitacos sobre o que rolou no futebol neste fim de semana

Publicado em Esporte

O novo Paulinho

Exagero meu ou o Corinthians encontrou um novo volante-artilheiro? Escrevi na última quinta e repito: Éderson começa a lembrar Paulinho e Elias, jogadores decisivos em um passado não tão recente do time candidatíssimo ao tetra no Campeonato Paulista. Fundamental contra Oeste e Red Bull Bragantino, o iluminado desatou o nó da semifinal complicada contra o Mirassol e ampliou a possibilidade de o Timão igualar o feito do Paulistano – único campeão em quatro anos consecutivos em 1916, 1917, 1918 e 1919. A expulsão de Juninho facilitou a vitória do Corinthians. Lance interpretativo. Achei que ele não teve intenção de atingir Carlos. Chegou atrasado no lance. Na minha avaliação, cartão amarelo. O árbitro recorreu ao VAR, deu vermelho e desequilibrou um jogo que se encaminhava para os pênaltis.

 

Menino do Rio

O herói da classificação do Palmeiras para a final do Campeonato Paulista na vitória por 1 x 0 sobre a Ponte Preta foi descoberto no futebol amador do Rio. Patrick de Paulo disputou a Taça das Favelas e o Campeonato Carioca Amador. Especialista em cobranças de faltas era meia, mas tem facilidade para jogar como volante e até zagueiro. Ganhou Brasileirão, Copa do Brasil e Paulista Sub-20 com a camisa alviverde. Participou até de treino da Seleção Brasileira, em junho do ano passado, na Academia de Futebol. Faltava o primeiro gol no time profissional. Veio na hora certa. Na décima exibição, coloca o alviverde na decisão contra o Corinthians. Meus parabéns ao goleiro Ivan. Tem futuro o goleiro que já foi até convocado por Tite.

 

De doido ele não tem nada

Não tenho dúvida de que o Atlético-MG terá um timaço no campeonato Brasileiro, mas Jorge Sampoli teve trabalho com “Lisca Doido”. O argentino enfrentou o América-MG duas vezes depois da retomada do futebol – empate por 1 x 1 e vitória por 2 x 1 neste domingo. O Galo abriu 2 x 0 e o triunfo dava pinta de que seria fácil, mas Lisca aproveitou-se dos apagões de um adversário em formação para controlar o ímpeto do arquirrival. O Coelho está organizado. Tem condição de subir para a primeira divisão. Pode até eliminar o Atlético na quarta. Por que não? Isso se Nathan deixar. Que fase! Decisivo, balançou a rede pelo terceiro jogo consecutivo.

 

Dá vergonha, mas…

Sim, é um vexame para o Cruzeiro disputar a Taça Inconfidência, o prêmio de consolação do Campeonato Mineiro, mas a torcida precisa passar por cima disso e entender que o projeto do ano começará no sábado contra o Botafogo-SP – a Série B do Campeonato Brasileiro. É preciso correr contra o tempo para comemorar o centenário, em 2 de janeiro de 2021, com o retorno encaminhado à primeira divisão. A missão não é fácil. A decisão da Taça Inconfidência serve, sim para alguma coisa. É o último teste antes da arrancada para o maior desafio celeste.

 

Concentrado

Um dos candidatos ao título do Campeonato Brasileiro passou pelo Esportivo com a autoridade que se exige de um time de ponta. O Internacional goleou por 4 x 0 e está na final do segundo turno mostrando pitadas do trabalho de Eduardo Coudet. Ao ver os melhores momento, chamou a minha atenção a marcação intensa. Em um dos lances, quatro jogadores, inclusive o ídolo veterano D’Alessandro, cerca e rouba a bola do adversário. Não se vence apenas com um elenco sortido ou uma bela sacada. Vontade ajuda a encurtar o caminho.

 

Distraído

Um time que sofre três gols do modesto Novo Hamburgo e vence a partida por 4 x 3 praticamente no último lance do jogo não pode ter atuado bem. O tricolor gaúcho apresentou marcação frouxa no meio de campo, viu o goleiro Vanderlei falhar e quase pagou caro por isso. Matheus Henrique teve uma das piores atuações sob a batuta de Renato Gaúcho. A displicência pode custar caro ao Grêmio na decisão do segundo turno. Orejuela e Alisson fizeram boa dupla. Diego Souza continua salvando. Porém, falta muito para o time decolar de vez na temporada.

 

Vovô

Vou ser bem sincero: Fluminense e Botafogo não passaram nenhum entusiasmo nos dois criativos amistosos antes do Campeonato Brasileiro. Os torcedores dos dois clubes começarão a Série A com pulgas atrás das orelhas. O Glorioso vende o sonho de ser competitivo com os gringos Honda e Kalou. Há pequenas evoluções no time, mas é pouco para cravar que o time brigará por algo grande. Quanto ao Fluminense, reproduzo aqui a análise do amigo tricolor Lauro Aires no Twitter: “Se não vierem reforços, se não criar alternativas táticas diferentes, esse time vai sofrer no Brasileirão. Sabe aquela equipe que parece que só vai ganhar por acidente?”. Vale lembrar que o Fluminense foi eliminado da Sul-Americana e está em desvantagem contra o Figueirense no mata-mata da Copa do Brasil.

 

Vozão

Muitas vezes questionado, o técnico do Ceará, Guto Ferreira, tem quase um título por ano em oito temporadas. Ganhou o Campeonato Paulista do Interior pelo Mogi Mirim em 2012 e com a Ponte Preta em 2013 e em 2015; o Catarinense em 2016 pela Chapecoense; a Copa do Nordeste em 2017 com o Bahia, o Baiano em 2018 novamente com o tricolor; e o Pernambucano em 2019 à frente do Sport. Nos últimos sete anos, só fechou o ano sem troféu em 2014 e em 2015. Pois Guto Ferreira está próximo de mais um troféu: venceu o Bahia de virada por 3 x 1 e está com o caminho aberto para conquistar o título da Lampions League nesta terça.

 

Assistente

Os ex-auxiliares de Pep Guardiola estão na moda. Depois de Domènec Torrent ser anunciado oficialmente como técnico do Flamengo na vaga de Jorge Jesus, Mikel Arteta conquistou o primeiro título em carreira solo na virada do Arsenal sobre o Chelsea, por 2 x 1, na final da Copa da Inglaterra. Contou para isso com a bênção de uma camisa mítica. Thierry Henry, um dos maiores ídolos do clube londrino, vestia a camisa 14, número de gabonês Aubameyang, autor dos dois gols do título dos Gunners. Guardiola deu ótimas referências de Arteta ao Arsenal quando o colega foi contratado. Falou bem também de Domènec antes de o Flamengo contratá-lo. Ao que parece, o mestre do Manchester City fez bons discípulos.

 

San Ciro

E a Chuteira de Ouro volta a calçar os pés de um artilheiro italiano. Que arrancada brilhante de Ciro Immobile, goleador isolado da Serie A e maior pontuador do prêmio entregue desde 1968 ao maior goleador na comparação entre todas as ligas nacionais da Europa. Marcou 36 pontos. Como gols no Italiano, Inglês, Alemão, Francês e Espanhol têm peso 2, ele venceu o concurso com 72 pontos e superou o polonês Robert Lewandowski do Bayern de Munique (68). O último italiano a ganhar o título havia sido Francesco Totti da Roma na temporada 2006/2007.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf