Bruno Henrique Bruno Henrique fez um dos cinco gols do Flamengo. Foto: Felipe Patiño/Flamengo Bruno Henrique fez um dos cinco gols do Flamengo. Foto: Felipe Patiño/Flamengo

10 pitacos sobre o futebol nacional e internacional neste fim de semana

Publicado em Esporte

Segue os gringos
Três técnicos estrangeiros nas três melhores posições do Brasileirão. O argentino Eduardo Coudet (Internacional), o catalão Domènec Torrent (Flamengo) e o argentino Jorge Sampaoli (Atlético-MG). Rubro-negros e colorados jogaram muita bola na rodada. Galo entra campo nesta segunda.

 

Made in Brazil
Temos técnicos brasileiros fazendo bom trabalho. Escrevi aqui mais de uma vez que, para mim, Cuca é o melhor entre eles. Basta ver o que era o Santos com Jesualdo Ferreira e o que é agora. Rogério Ceni brilha no Fortaleza. Ainda tenho pé atrás com Fernando Diniz e Odair Hellmann.

 

Preguiçoso
Renato Gaúcho deveria estar no topo da lista acima, mas não é de hoje que a displicência do Grêmio com o Brasileirão tira o encanto do trabalho do técnico tricolor. Renato reclama com razão da arbitragem no empate com o São Paulo, mas ele tem preguiça nos pontos corridos.

 

Galhardia
Antes do início desta edição do Brasileirão, Thiago Galhardo acumulava 16 gols em cinco participações no Brasileirão. Ao marcar duas vezes na vitória por 2 x 0 contra o Vasco, no Beira-Rio, ele é o artilheiro isolado desta Série A com 14 bolas na rede. Chegou a 30 na competição.

 

Achou!
O posicionamento de Vitinho chama atenção na goleada do Flamengo sobre o Corinthians. Defendi várias vezes em resenhas com colegas que o atacante estava sendo usado equivocadamente na ponta. Ele rendeu como segundo atacante no Inter. Dome, enfim, achou o lugar de Vitinho no time.

 

Resolveu?
Vasco e Palmeiras demitiram seus técnicos recentemente. O Palmeiras não reagiu sem Luxemburgo. Perdeu a quarta partida consecutiva neste Brasileirão, desta vez para o Fortaleza. O Vasco mandou Ramon Menezes embora. Amargou o segundo revés seguido liderado por interino. Tá osso.

 

Daqui não saio
Dos quatro técnicos que disseram não ao Cruzeiro, três permanecem no G-4 da Série B: o líder Marcelo Chamusca (Cuiabá), o vice Umberto Louzer (Chapecoense) e o terceiro Lisca “Doido” (América-MG). Luiz Felipe Scolari recuou e topou a missão. Vai estrear, amanhã, na vice-lanterna.

 

Mecenas
Alvo da Polícia Federal no inquérito das fake news, o dono da Havan, Luciano Hang, vê dois clubes patrocinados por ele em alta. O FC Cascavel está no G-4 no Grupo 7 da Série D. Xodó do empresário, o Brusque tem a melhor campanha geral da C. Vasco e Athletico-PR decepcionam na A.

 

Esperança
O DF caminha rumo a um feito inédito na Série D: classificar dois times para o mata-mata. Escrevi aqui no blog, no sábado, sobre a campanha quase perfeita do Gama. O Brasiliense entra em campo nesta segunda. Há outro tabu. Jamais subiram dois times da mesma unidade da federação.

 

Despertou
Bacana ver o líder Milan tentando voltar a ser gigante no Italiano. Que atuação do Ibra na vitória sobre a Inter! Bem triste o novo normal de Real Madrid e Barcelona. Camisas pesadas, times leves. Conselho: olho no Everton, líder do Inglês. Tite é fã demais do Carlo Ancelotti.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf