Vasco Maxi López fez o gol do Vasco, mas não conseguiu levar o time à virada. Foto: Carlos Gregório/Vasco Maxi López fez o gol do Vasco, mas não conseguiu levar o time à virada.

Acabou a rodada! É hora da resenha: 10 pitacos sobre o que rolou no futebol neste fim de semana

Publicado em Esporte

Sobre as reclamações de arbitragem…
É sempre bom lembrar como foi a votação do uso do VAR antes do início do Brasileirão 2018: A favor: Flamengo, Botafogo, Bahia, Chapecoense, Palmeiras, Grêmio e Internacional. Contra: Corinthians, Santos, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG, Atlético-PR, Paraná, Vasco, Flu, Sport, Vitória, Ceará. Não votou: São Paulo. Portanto, pode usar essa colinha aí toda vez que algum cartola estiver esperneando.

 

Dupla face
Na história moderna do Campeonato Brasileiro, ou seja, a contar de 1971, apenas dois técnicos foram campeões no sistema de mata-mata e nos pontos corridos: Antônio Lopes (1997 e 2005) e Vanderlei Luxemburgo (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004). Novo líder da Série A, Luiz Felipe Scolari pode se juntar aos dois se levar o Palmeiras ao título. O gaúcho de Passo Fundo conquistou o troféu, em 1996, ao derrotar a Portuguesa na decisão.

 

Novo Rodrigo?
Você lembra do zagueiro Rodrigo? Sim, aquele do Vasco e da Ponte Preta, que entrava em campo com uma intenção clara: desestabilizar o centroavante inimigo a ponto de tirá-lo do jogo. Pegou no peito de Guerrero, do Flamengo; meteu a mão onde não devia contra o colombiano Tréllez, tirava Fred do sério… Resumindo: entrada em campo para arrumar uma treta. Rodrigo se aposentou e o centroavante Deyverson está querendo assumir o papel de jogador polêmico, insuportável. As embaixadinhas contra o Cruzeiro foram desnecessárias.

 

Boa alternativa
O Grêmio continua na briga pelo título do Campeonato Brasileiro graças ao desempenho do time B, reserva, alternativo, como queira. O “expressinho” de Renato Gaúcho disputou 24 pontos nesta Série A e conquistou 11, um aproveitamento de 58,3%. São consideradas para efeito de time reserva ou alternativo, escalações com no mínimo seis jogadores que não são titulares do elenco tricolor.

 

A nada mole vida de Dorival
Quer saber a potência da bomba que está nas mãos do velho-novo técnico do Flamengo? Vamos aos fatos. O centroavante Pedro, do Fluminense, tem 12 gols neste Brasileirão e só voltar a jogar em 2019. Andrés Ríos, dono da 9 do Vasco, tem sete gols. Goleador do Botafogo, Kieza também já fez sete. Resumindo: o desempenho individual dos homens-gol do Fluminense, do Vasco e do Botafogo é superior ao de qualquer “nove” do Flamengo. Henrique Dourado contabiliza quatro; Fernando Uribe, um; e Lincoln ainda não marcou.

 

Cuca fria
Enquanto o pau cantava entre os diretores do Santos na queda de braço pelo impeachment do presidente José Carlos Peres, Cuca ajeitava o time. Belíssimo trabalho no segundo turno. Levando em conta apenas a segunda metade do Brasileirão, o Santos divide o segundo lugar com o Inter, cada um com 15 pontos, ambos atrás do disparado Palmeiras, que tem 20. Sem contar que Gabriel Barbosa é o artilheiro isolado da Série A com 13 gols.

 

Salvo pelo pênalti
Segundo time com mais pênaltis a favor neste Campeonato Brasileiro — seis, atrás apenas dos oito do Palmeiras — o Vasco escapou da derrota para o Paraná graças a um… pênalti! Corretamente marcado, diga-se de passagem. O time carioca desperdiçou oportunidade de vencer o lanterninha e de abrir três pontos da zona de rebaixamento. Grande vacilo. A “era” Alberto Valentim é perigosa: cinco pontos em 24 disputados. Uma vitória nos últimos oito jogos. A situação é delicadíssima em São Januário.

 

Possível recorde
A arrancada do Goiás na Série B do Campeonato Brasileiro permite ao alviverde sonhar com um recorde. Se conquistar o título da segundona, o esmeraldino se tornará o único clube tricampeão do torneio. Além do Goiás, Coritiba, América-MG, Paysandu e Palmeiras faturaram o título duas vezes. O time de Ney Franco está a quatro pontos do Fortaleza.

 

Do prazer ao desprazer
O cumprimento entre os técnicos do Chelsea, Maurizio Sarri, e do Liverpool, Jürgen Klopp, depois do empate por 1 x 1 pela Premier League, é daqueles de quem sentiu prazer de oferecer ao público do mundo inteiro um belíssimo espetáculo, aquele empate que dá gosto de ver. Bem diferente do desprazer causado por Real Madrid e Barcelona. Os dois não venceram pela segunda rodada consecutiva. Vale ponderar que o Real jogou um clássico contra o Atlético de Madri. O time catalão quase perdeu para o Athletic Bilbao.

 

Fim do jejum
Reforço de última hora do Capital para a Série B do Candangão, o atacante Jobson quebrou o jejum de três anos sem título. O último havia sido pelo Botafogo, na Taça Guanabara de 2015. Antes, havia faturado o Campeonato Brasiliense em 2007 e em 2008. A expectativa, a partir de agora, é pelo arbitral do Candangão 2019. O torneio será disputado por Ceilândia, Gama, Brasiliense, Sobradinho, Real, Paracatu, Luziânia, Formosa, Bolamense, Santa Maria, Capital e Taguatinga. Dos 12, seis já foram campeões do Distrito Federal.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF