10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana do futebol

Compartilhe
1. Tem que ser com sofrimento
Para mim, o Corinthians é hexacampeão brasileiro. A vitória diante do Coritiba só não precisava ser com pênalti polêmico. O melhor time disparado do Campeonato Brasileiro só perderá o título para si. Impossível acreditar que uma equipe derrotada apenas quatro vezes nesta Série A acumulará quatro tropeços na reta final. O elenco alvinegro precisa ter cuidado com a pausa para os jogos das Eliminatórias para a Copa de 2018. A partida contra o Vasco será duríssima no confronto que pode valer finalmente o título.
2. Tem que acreditar, mesmo
Para gente como eu, o Corinthians já é campeão brasileiro, mas o Atlético-MG insiste em dizer não no triunfo diante do Figueirense. A campanha do time mineiro é digna de aplausos. Mesmo diante de muitas limitações no elenco, o time não deixa de acreditar no impossível. Repito: acho impossível, tarde demais para uma reviravolta, mas há um mantra que já funcionou na Libertadores e na Copa do Brasil: “Eu acredito”. Vai que cola também no Campeonato Brasileiro. Tem que respeitar.
3. Milagres acontecem
O Vasco dá toda a pinta de que vai escapar do rebaixamento antes ou, no mais tardar, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Jorginho e Zinho estão de parabéns. Ambos conseguiram transformar o Vasco em uma equipe competitiva, osso duro de roer dentro e fora de casa. Se o time cruz-maltino enfrentou o São Paulo de igual para igual dentro do Morumbi e derrotou o Palmeiras no Allianz Parque, por que não acreditar em vitórias nos duelos contra o Corinthians e o Santos na reta final?
4. O cauteloso e o presunçoso
Prevenido, o Santos vai se firmando no G-4 do Campeonato Brasileiro. O empate com o Joinville foi sob medida. O Peixe sabe que relaxar agora confiando no título da Copa do Brasil diante do Palmeiras é um risco para quem sonha com uma vaga à Libertadores. Na contramão está o Palmeiras. O alviverde parece tão confiante de que vai superar o Santos na final — ou que o G-4 vai virar G-5 — que entregou os pontos no Brasileirão. Marcelo Oliveira faz um mau trabalho. Se perder a Copa do Brasil e fracassar na Série A, dificilmente permanecerá no cargo em 2016.
5. Última vaga
O Santos está com a mão na vaga para a Libertadores, mas quem vem logo atrás não desiste jamais. São os casos do Internacional e do São Paulo, separados do Peixe por um pontinho. A briga para terminar no G-4 ou G-5 — tudo depende do resultado da final da Copa do Brasil — tem tudo para dividir as atenções com a luta contra o rebaixamento até o capítulo final da competição. No caso do Inter, a falta de fair play no duelo contra a Ponte Preta foi simplesmente absurda.
6. Quanta enganação
Flamengo e Fluminense são duas das grandes decepções desta Série A. O tricolor tem a pior campanha do segundo turno. Lamentável. O Flamengo é outra enganação. Venceu os seis primeiros jogos e fez 18 pontos no início da returno. Dos últimos 27 pontos, no entanto, conquistou apenas seis, três deles ao golear o Goiás por 4 x 1 no Maracanã. É tempo de preparar a barca, zerar tudo e planejar 2016. O ano acabou para os dois.
7. Cobra coral
A confirmação do retorno do Botafogo à Série A é questão de tempo. É compreensível a derrota para o Criciúma. A novidade no fim de semana é a presença do Santa Cruz no G-4. Vai ser difícil tirar o time pernambucano de lá daqui em diante, mas a briga pela quarta vaga tem tudo para pegar fogo. Emocionante também a reação do Ceará — o “Vasco” da Série B. Praticamente rebaixado até pouco tempo, o Vozão dá sinais de que pode escapar até a última rodada do Campeonato Brasileiro. A camisa pesa.
8.  Segundona do DF
Parabéns ao Atlético Taguatinga pelo título da Série B do Campeonato Candango na goleada por 3 x 0 sobre o Planaltina-GO no Abadião. Foi disparado o melhor time da competição manchada por uma coleção de jogos com portões fechados. Na próxima sexta-feira, o arbitral definirá como será o Candangão de 2016. Além do Atlético Taguatinga e do Planaltina-GO, disputarão o título: Brasília, Brasiliense, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Formosa, Luziânia, Santa Maria, Sobradinho e Paracatu.
9. Canarinhos
Que show de Douglas Costa na vitória do Bayern de Munique sobre o Stuttgart pelo Campeonato Alemão. Que beleza o gol de Philippe Coutinho na derrota do Liverpool para o Stoke City no Campeonato Inglês. Lucas deixou o dele nos 5 x 0 do PSG contra o Toulouse no Francês. Nem só de Neymar vive o futebol brasileiro lá na Europa. Tem muita gente jogando bem no exterior.
10. Entre os três
Neymar brilha na hora certa: os jurados estão com as cédulas nas mãos votando nos finalistas da Bola de Ouro Fifa 2015 e ele deve figurar entre os três. Foi um dos artilheiros da Liga dos Campeões da Europa ao lado do número 1 do mundo, Cristiano Ronaldo, e do 2, Lionel Messi; ajudou o Barcelona a ser campeão ao marcar o gol do título diante da Juventus, em Berlim; e assume o protagonismo no time catalão neste período sem Messi. É o artilheiro do Campeonato Espanhol e distribui assistências. Golaço neste domingo é mais um passo rumo ao G-3.
Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

9 horas atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

17 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

24 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

3 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás