10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana do futebol

Publicado em Sem categoria
1. Tem que ser com sofrimento
Para mim, o Corinthians é hexacampeão brasileiro. A vitória diante do Coritiba só não precisava ser com pênalti polêmico. O melhor time disparado do Campeonato Brasileiro só perderá o título para si. Impossível acreditar que uma equipe derrotada apenas quatro vezes nesta Série A acumulará quatro tropeços na reta final. O elenco alvinegro precisa ter cuidado com a pausa para os jogos das Eliminatórias para a Copa de 2018. A partida contra o Vasco será duríssima no confronto que pode valer finalmente o título.
2. Tem que acreditar, mesmo
Para gente como eu, o Corinthians já é campeão brasileiro, mas o Atlético-MG insiste em dizer não no triunfo diante do Figueirense. A campanha do time mineiro é digna de aplausos. Mesmo diante de muitas limitações no elenco, o time não deixa de acreditar no impossível. Repito: acho impossível, tarde demais para uma reviravolta, mas há um mantra que já funcionou na Libertadores e na Copa do Brasil: “Eu acredito”. Vai que cola também no Campeonato Brasileiro. Tem que respeitar.
3. Milagres acontecem
O Vasco dá toda a pinta de que vai escapar do rebaixamento antes ou, no mais tardar, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Jorginho e Zinho estão de parabéns. Ambos conseguiram transformar o Vasco em uma equipe competitiva, osso duro de roer dentro e fora de casa. Se o time cruz-maltino enfrentou o São Paulo de igual para igual dentro do Morumbi e derrotou o Palmeiras no Allianz Parque, por que não acreditar em vitórias nos duelos contra o Corinthians e o Santos na reta final?
 
4. O cauteloso e o presunçoso
Prevenido, o Santos vai se firmando no G-4 do Campeonato Brasileiro. O empate com o Joinville foi sob medida. O Peixe sabe que relaxar agora confiando no título da Copa do Brasil diante do Palmeiras é um risco para quem sonha com uma vaga à Libertadores. Na contramão está o Palmeiras. O alviverde parece tão confiante de que vai superar o Santos na final — ou que o G-4 vai virar G-5 — que entregou os pontos no Brasileirão. Marcelo Oliveira faz um mau trabalho. Se perder a Copa do Brasil e fracassar na Série A, dificilmente permanecerá no cargo em 2016.
 
5. Última vaga
O Santos está com a mão na vaga para a Libertadores, mas quem vem logo atrás não desiste jamais. São os casos do Internacional e do São Paulo, separados do Peixe por um pontinho. A briga para terminar no G-4 ou G-5 — tudo depende do resultado da final da Copa do Brasil — tem tudo para dividir as atenções com a luta contra o rebaixamento até o capítulo final da competição. No caso do Inter, a falta de fair play no duelo contra a Ponte Preta foi simplesmente absurda.
 
6. Quanta enganação
Flamengo e Fluminense são duas das grandes decepções desta Série A. O tricolor tem a pior campanha do segundo turno. Lamentável. O Flamengo é outra enganação. Venceu os seis primeiros jogos e fez 18 pontos no início da returno. Dos últimos 27 pontos, no entanto, conquistou apenas seis, três deles ao golear o Goiás por 4 x 1 no Maracanã. É tempo de preparar a barca, zerar tudo e planejar 2016. O ano acabou para os dois.
7. Cobra coral
A confirmação do retorno do Botafogo à Série A é questão de tempo. É compreensível a derrota para o Criciúma. A novidade no fim de semana é a presença do Santa Cruz no G-4. Vai ser difícil tirar o time pernambucano de lá daqui em diante, mas a briga pela quarta vaga tem tudo para pegar fogo. Emocionante também a reação do Ceará — o “Vasco” da Série B. Praticamente rebaixado até pouco tempo, o Vozão dá sinais de que pode escapar até a última rodada do Campeonato Brasileiro. A camisa pesa.
8.  Segundona do DF
Parabéns ao Atlético Taguatinga pelo título da Série B do Campeonato Candango na goleada por 3 x 0 sobre o Planaltina-GO no Abadião. Foi disparado o melhor time da competição manchada por uma coleção de jogos com portões fechados. Na próxima sexta-feira, o arbitral definirá como será o Candangão de 2016. Além do Atlético Taguatinga e do Planaltina-GO, disputarão o título: Brasília, Brasiliense, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Formosa, Luziânia, Santa Maria, Sobradinho e Paracatu.
 
9. Canarinhos
Que show de Douglas Costa na vitória do Bayern de Munique sobre o Stuttgart pelo Campeonato Alemão. Que beleza o gol de Philippe Coutinho na derrota do Liverpool para o Stoke City no Campeonato Inglês. Lucas deixou o dele nos 5 x 0 do PSG contra o Toulouse no Francês. Nem só de Neymar vive o futebol brasileiro lá na Europa. Tem muita gente jogando bem no exterior.
10. Entre os três
Neymar brilha na hora certa: os jurados estão com as cédulas nas mãos votando nos finalistas da Bola de Ouro Fifa 2015 e ele deve figurar entre os três. Foi um dos artilheiros da Liga dos Campeões da Europa ao lado do número 1 do mundo, Cristiano Ronaldo, e do 2, Lionel Messi; ajudou o Barcelona a ser campeão ao marcar o gol do título diante da Juventus, em Berlim; e assume o protagonismo no time catalão neste período sem Messi. É o artilheiro do Campeonato Espanhol e distribui assistências. Golaço neste domingo é mais um passo rumo ao G-3.