10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria

 

  1. Quando um campeão tem 22 titulares

Não cubro o Corinthians. Portanto, não vi nenhum treinamento do hexacampeão brasileiro, mas a impressão que eu tenho depois da goleada por 6 x 1 sobre o São Paulo é que o Corinthians do Tite joga muito porque até o time reserva é bem treinado. Consequentemente, a equipe principal fica mais forte. Por outro lado, é assustadora a indiferença do elenco tricolor diante de resultados absurdos como o 6 x 1 deste domingo. A cara de paisagem dos jogadores é assustadora. É preciso fazer uma faxina daquelas que não deixam um grão de terra no chão para que o novo treinador comece a reformular a equipe. Do contrário, herdará um grupo sem alma. Apesar de todo o rebuliço na temporada, o São Paulo ainda tem chance de Libertadores.

 

  1. Orgulho de ser vice

Atlético-MG e Grêmio devem protagonizar uma decisão do vice-campeonato na reta final depois dos tropeços no fim de semana. Em meio ao burburinho de que Muricy Ramalho será o sucessor de Levir Culpi, o Galo tirou o pé do acelerador no empate por 2 x 2 com o Goiás. Perdeu a chance de rebaixar o alviverde e se consolidar no segundo lugar. Para sorte alvinegra, o Grêmio também vacilou na derrota para o Internacional no clássico do Beira-Rio. À distância, parece que a era Levir Culpi chegou ao fim no Atlético. Eu também acho que já deu. O treinador fez um excelente trabalho. Do outro lado, as negociações para a renovação do contrato de Roger Machado dão pinta de que desviaram o foco de dentro do gramado. O tricolor oscilou demais na reta final da competição.

 

  1. Quanta presunção

É inacreditável o descaso de Santos e Palmeiras com a possibilidade de conquistar a vaga para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Ambos preferem escalar jogadores titulares nas últimas rodadas para apostarem as fichas na final da Copa do Brasil. Acho um erro. Se a final do mata-mata nacional foi adiada para a última semana de novembro e a primeira de dezembro, por que especular? Santos e Palmeiras frearam porque ambos têm certeza de que conquistarão a Copa do Brasil. É muita prepotência. Resultado: São Paulo, Internacional e Cruzeiro, por exemplo, continuam sonhando com a chance de disputar o torneio sul-americano em 2016. Logo, o perdedor da final da Copa do Brasil corre o risco de perder a chance de disputar a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Um desperdício.

 

  1. Duas vezes sem goleiro é demais!

Para mim, um dado resume a pífia campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro enfrentou adversários que terminaram duas vezes com um jogador da linha improvisado no gol e simplesmente não conseguiu vencer. Fracassou diante do Sport, no Maracanã, e contra a Ponte Preta, neste domingo, no Mané Garrincha. Uma lástima. Alan Patrick chegou a perder um gol com a trave vazia. E o Gabriel? Impressionante como ele tem a manha de jogar bem nos meses de novembro e de dezembro. Termina sempre em alta e arranja um cantinho no elenco para o ano seguinte. Belo gol no Maracanã. Para terminar, vou dizer o seguinte: o Flamengo só não é a maior decepção do ano porque existe o São Paulo. O tricolor do Morumbi conseguiu ser mais absurdo do que os trapalhões da Gávea.

 

  1. Sei não, hein…

O Vasco estava tão rebaixado, tão rebaixado, mas tão rebaixado, que eu acho sinceramente que o Gigante da Colina permanecerá na primeira divisão. O empate com um jogador a menos diante do Corinthians, em São Januário, e o triunfo heroico deste domingo na Arena Joinville são indicadores de que algo de muito bom está para acontecer com o time do técnico Jorginho. Não me pergunte como, mas acho que a tal combinação improvável de resultados vai rolar e o Vasco conseguirá escapar do terceiro rebaixamento em oito anos. Não é informação, apenas um pressentimento de quem já viu muita coisa nesse mundo do futebol.

 

  1. Carnaval fora de época

Eu defendo uma Série A com 24 clubes. É inaceitável um país com dimensões continentais como o Brasil ter “apenas” 20 na elite, mesma quantidade de nações europeias muito menores como a Espanha, a França e a Itália. Dito isso, estou feliz demais com o acesso de dois clubes nordestinos à primeira divisão. O Vitória e o Santa Cruz farão um bem danado à elite. Ambos são tradicionais. Ao contrário de alguns figurantes do Brasileirão, têm torcida para lotar o Barradão, a Arena Fonte Nova, o Arruda… A ressurreição do América-MG também é muito bem-vinda, assim como a do campeão Botafogo. Li e ouvi gente menosprezando a conquista alvinegra. Discordo. O Glorioso mereceu demais. É título. A taça estava em jogo e o Glorioso levou. Vai ficar lá, guardadinha em General Severiano, para quando algum espertinho falar em virada de mesa o Botafogo ter moral para dizer que o troféu é a maior prova da volta por cima.

 

  1. Três goianos

O título do Vila Nova na Série C, a permanência do Atlético-GO na B e a iminente queda do Goiás para a Série B deixam a região Centro-Oeste fora da elite do Campeonato Brasileiro, mas o trio tem tudo para protagonizar uma belíssima Série B no ano que vem. O alviverde tem tudo para retornar no ano que vem. Tem uma excelente estrutura e é acostumado ao pega para capar da segunda divisão. A tendência é que perca talentos como o atacante Erick. Atlético-GO e Vila Nova terão mais dificuldades para encarar uma competição tão acirrada em 2016.

 

  1. Para o Dunga ver…

O técnico da Seleção Brasileira precisa olhar com carinho três jogadores do Liverpool. É impressionante o quanto o volante Lucas Leiva, o meia Philippe Coutinho e o atacante Roberto Firmino cresceram desde a chegada do técnico alemão Jürgen Klopp. Digo isso pelo seguinte: Luiz Gustavo precisa de um reserva. O cara pode ser o Lucas Leiva. Philippe Coutinho vem sendo convocado, mas precisa ser tratado com mais carinho por Dunga. O treinador precisa descobrir de que forma ele pode ser útil ao time titular. Ele tem potencial para isso. Roberto Firmino continua sendo uma excelente opção para o decorrer das partidas.

 

  1. Entre os três melhores

Repito o que venho dizendo nos últimos meses. Neymar ainda não merece ser o melhor do mundo, mas tem tudo para figurar pela primeira vez entre os finalistas ao prêmio em 2015. O gol marcado na goleada por 4 x 0 sobre o Real Madrid e o passe de calcanhar para a obra-prima de Iniesta mostram o quanto o moleque está voando baixo. Como o período de votação para a Bola de Ouro Fifa foi de 26 de outubro a 20 de novembro, é bem provável que Neymar apareça entre os finalistas. Ouso dizer que só Luis Suárez é capaz de tirar Neymar da decisão. Na minha humilde opinião, os finalistas deveriam ser: Lionel Messi, Neymar e Suárez. Afinal, um trio de ataque que deixa a vaidade de lado e faz 117 gols em um só ano merece entrar para a história. O trio MSN tem mais bolas na rede no ano do que o elenco inteiro do Real Madrid.

 

  1. Futebol candango

Atual tri vice campeão do DF, o Brasília voltou mais cedo ao batente e deve ter novidades nos próximos dias. O diretor executivo Leandro Rodrigues nega, mas a tendência é que Omar Feitosa não permaneça no cargo de treinador colorado. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011 à frente do Flamengo, Paulo Henrique deve ser o comandante do time no Campeonato Candango de 2016. Omar Feitosa foi trazido ao clube por José Carlos Brunoro. Como o dirigente pulou fora, a saída do treinador que levou o Brasília às oitavas de final da Copa Sul-Americana é mera questão de tempo.