Nene Nenê filma a festa do Vasco após a vitória sobre o Fla. Crédito: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria

1. Só mudou o sobrenome do carrasco
Merecida a vitória do Vasco no Clássico dos Milhões em São Januário. Novamente com um gol de Rafael no fim. No ano passado, o predestinado foi Rafael Silva. O reforço do Cruzeiro nesta temporada eliminou o Flamengo da Copa do Brasil. Ontem, o carrasco foi o xará dele, Rafael Vaz. Achei o time de Muricy Ramalho covarde. E desconfortável em São Januário. Na minha opinião, é lamentável que dois times tradicionais do país não tenham nenhuma jogada com bola rolando — e sejam tão criativos nas bolas paradas. Numa boa, chega a ser chato o quanto as equipes de Jorginho e Muricy Ramalho são reféns dos seus cobradores de faltas e escanteios. Nenê e Andrezinho pelo Vasco; Mancuello pelo Flamengo. os melhores lances da partida saíram dos pés deles. No mais, abominável o comportamento dos torcedores rubro-negros que depredaram um banheiro no estádio. Triste, também, a invasão de campo de um torcedor no gol de Rafael Vaz e as canetas e latinhas de cerveja atiradas em Emerson Sheik. E nem falei dos rojões que explodiram durante o jogo…

2. Emprego mantido
O Fluminense vai chegar fortalecido no clássico do próximo domingo contra o Flamengo, aqui em Brasília, no Mané Garrincha. Tudo bem, foi contra o Tigres, mas achei interessante o desempenho do atacante brasiliense Marcos Júnior ao lado de Fred no ataque e o papel de Diego Souza como organizador do meio de campo. Lindo gol de Cícero, outra peça indispensável na equipe de Eduardo Baptista. Ameaçado de demissão em caso de tropeço, o treinador ganhou sobrevida no cargo. Quanto ao Botafogo, fiquei feliz pelo gol do garoto Luis Henrique na vitória sobre o Resende. O moleque é bom de bola. Precisava desencantar.

3. Tem como escalar o Bauza?
Digna dos Trapalhões a lambança da defesa do São Paulo na vitória de ontem do Corinthians no Itaquerão. É impressão minha ou Denis, Bruno, Lucão, Rodrigo Caio e Mena perderam a língua? Até peladeiro grita “é minha” em um lance como aquele que originou o gol de Luca. Como diria o velho guerreiro Chacrinha, quem não comunica se trumbica. Edgardo Bauza era zagueiro dos bons. Artilheiro até. Falou inclusive sobre isso na entrevista que me deu no início deste ano. Deve estar sofrendo horrores com as falhas. A diretoria corre contra o tempo para contratar o zagueiro Maicon, do Porto. Boa opção. Certamente para atuar ao lado de Lugano. Quanto ao Corinthians, sou cada vez mais fã do técnico Tite. É impressionante o quanto ele evoluiu na reciclagem que fez em 2014 na Europa. Talvez, não dê para brigar pelo título da Libertadores. Mas o Timão vai causar problemas no Brasileirão.

4. O que há com a turma da Libertadores?
À exceção do Corinthians, os outros quatro representantes do país tropeçaram no fim de semana. O São Paulo perdeu para o Timão. O Palmeiras conseguiu perder para o Linense no sábado. Marcelo Oliveira ainda não acertou o time. O badalado Atlético-MG empatou com o Guarani, de Divinópolis, no Campeonato Mineiro. Na sexta-feira, o Grêmio havia perdido para o São José na abertura do Campeonato Gaúcho. Sei não, hein… Barbas de molho.

5. Irregulares
Enquanto a Copa do Brasil não começa, quem está fora da Libertadores vai se acertando para o mata-mata nacional e o Brasileirão. Deivid ganhou mais uma à frente do Cruzeiro. Mas como foi sofrido! 1 x 0 em cima do Tupi. O time celeste ainda tem muito trabalho pela frente. No sábado, o Santos Gabigol e Lucas Lima fizeram uma ótima partida, mas não conseguiram dar a vitória ao Peixe no empate por 3 x 3 com o Novorizontino. Aliás, que golaço do meia Lucas Lima. Em meio aos boatos sobre a contratação de Carlitos Tévez para substituir D’Alessandro, o Inter tropeçou no Aimoré no Campeonato Gaúcho com um gol de Aylon e ocupa apenas o quinto lugar. Juventude e São José lideram, com o Grêmio em terceiro lugar. Estranho início de estadual lá nos pampas…

6. Lampions League

A fase é ruim. Não foi só o Flamengo (do Rio) que perdeu neste fim de semana. Comandado pelo ex-ídolo rubro-negro Athirson, o Flamengo-PI estreou na Copa do Nordeste perdendo por 2 x 0 para o Sampaio Corrêa. Mas o jogão do fim de semana foi no Arruda. Bela vitória do Bahia sobre o Santa Cruz. Mais bela ainda a atuação do goleiro Marcelo Lomba, revelado pelo Flamengo. O cara simplesmente só faltou fazer chover no Recife. Atual campeão, o Ceará perdeu para o Vitória da Conquista. E o Sport sofreu, mas venceu Botafogo-PB.

7. O pênalti de “Lionel Suárez” foi bacana, mas não é inédito

Para não falar mais do mesmo sobre os 6 x 1 do Barcelona sobre o Celta e o gol de pênalti ensaiado de Messi e Luis Suárez, que não foi inédito, reproduzo aqui as palavras do meu amigo colombiano Daniel Molina Durango sobre esse time de outro mundo: “En el Barsa son 11 amigos jugando a divertirse. Por eso ganan como ganan”. É isso. Ah, quanto ao gol de pênalti ensaiado combinado por Messi e Luis Suárez, não é novidade. Em 5 de dezembro de 1982, Johan Cruyff e Jesper Olsen fizeram o mesmo em um jogo do Campeonato Holandês entre Ajax e Helmond (veja o vídeo abaixo). Thierry Henry e Pires combinaram a mesma coisa quando defendiam o Arsenal em uma partida contra o Manchester City, mas não deu certo. Henry acertou a jogada depois com o compatriota Malouda em uma partida festiva.

8. Temos dois campeonatos
Vi a reprise. Emocionante a vitória da Juventus sobre o Napoli no sábado. Como diz o meu amigo carioca Rodrigo Cerqueira, um fera em futebol internacional, a recuperação da Velha Senhora no Calcio é digna de filme. Incrível, mesmo. Lá se vão 15 vitórias consecutivas e a liderança no Campeonato Italiano. A reta final tem tudo para ser emocionante. A Juventus lidera com 57 pontos, contra 56 do Napoli e 49 da Fiorentina. Outro campeonato aberto é o Inglês. Que jogo a vitória do Arsenal sobre o Leicester. Que bacana a Premier League. Quem imaginaria o Leicester na liderança com 53 pontos, dois pontos à frente do Tottenham e do Arsenal. Sensacional. Mais sensacional ainda o triunfo do Arsenal por 2 x 1.

9. Príncipe Willian
Por falar no Campeonato Inglês, que exibição do meia-atacante Willian na goleada do Chelsea por 5 x 1 sobre o Newcastle. Ele é a prova de que nós temos, sim, material humano para formar uma bola Seleção Brasileira para a Copa de 2018. Talvez, o problema seja outro. Tomara que não admitam tarde demais. Willian fez um gol, deu uma assistência e fez jogadas de efeito em Stamford Bridge. Deixou o gramado aplaudido de pé. Merecido.

10. O Carnaval passou, mas no Candangão…

…Os blocos do Campeonato Candango continuam bem definidos na tabela de classificação. Do primeiro ao sexto colocado só tem time que já foi campeão do DF ao menos uma vez. Destaque para os líderes Gama e Luziânia, com 100% de aproveitamento, e para o Brasiliense, que tropeçou pela primeira vez ao empatar com o surpreendente Atlético Taguatinga por 2 x 2. Na sequência, aparecem Ceilândia, Sobradinho e Brasília, que empatou por 1 x 1 com o Santa Maria na estreia do técnico Julinho Camargo. Da metade da tabela para baixo, a turma sem estrelas no escudo: Atlético Taguatinga, Santa Maria, Paracatu, Formosa, Planaltina e Cruzeiro. Como faz gol o tal de Grampola, hein. Artilheiro do Candangão com 15 gols. A rodada teve 15 gols em seis jogos. Média de 2,5 por partida. Para variar, o Gama teve o melhor público da rodada: 2.609 pagantes no Bezerrão. A média da rodada foi de 842. Achou ruim? Concordo, mas foi mais do que público pagante do Fluminense neste domingo na goleada por 4 x 0 sobre o Tigres: 799 pagantes!

4ª rodada do Candangão

Ceilândia 1 x 1 Planaltina-GO
Sobradinho 1 x 1 Paracatu
Luziânia 2 x 1 Fortaleza
Brasília 1 x 1 Santa Maria
Gama 2 x 0 Cruzeiro
Brasília 2 x 2 Atlético Taguatinga

Clássificação

1. Gama, 9 pontos
2. Luziânia, 9
3. Brasiliense, 7
4. Ceilândia, 5
5. Sobradinho, 5
6. Brasília, 5
7. Atlético Taguatinga, 2
9. Paracatu, 1
10. Formosa, 1
11. Planaltina, 1
12. Cruzeiro, 0

Artilheiro:
Rafael Grampola (Gama), 5 gols