Casemiro Casemiro: 18 gols sob a batuta de Zinedine Zidane no Real Madrid. Foto: Gabriel Bouys/AFP Casemiro: 18 gols sob a batuta de Zinedine Zidane no Real Madrid.

10 pitacos sobre o fim de semana do futebol

Publicado em Esporte

Volante-artilheiro

Impressionante o desempenho de Casemiro no Real Madrid sob o comando de Zinedine Zidane. São 18 gols às ordens do técnico francês — 14 na primeira passagem e quatro nesta segunda. Gols de peso, por sinal, como aquele na final da Champions League contra o Liverpool em 2018. Para virar, o volante foi brilhante no triunfo sobre o Sevilla.

 

Só me resta…

…aplaudir o Liverpool. Jürgen Klopp marca época com um time impressionante. Que vitória sobre o Manchester United na Premier League! Com direito a assistência do melhor goleiro do mundo Alisson para gol. Repete o que fez Ederson na temporada passada no Manchester City de Pep Guardiola. Os dois principais goleiros da Seleção Brasileira estão na era pós-moderna.

 

Altíssimo nível

Os caras passaram dos 30 anos e continuam jogando em altíssimo nível. Lionel Messi decidiu a vitória do Barcelona sobre o Granada na estreia do técnico Quique Setién depois de uma roubada de bola do prata da casa Riqui Puigui. Cristiano Ronaldo balançou a rede pelo sétimo jogo consecutivo no triunfo da Juventus por 2 x 1 contra o Parma no Campeonato Italiano.

 

Senti sono, mas vi até o fim

Importante vitória da Seleção Brasileia na estreia no pobre Pré-Olímpico. E só. Achei o futebol do time comandado por André Jardine muito pobre. Como é o primeiro jogo e muitos jogadores estavam em férias vou ponderar. Bruno Guimarães perfeito na assistência. Que jogador! Paulinho decisivo. Lamentável a economia da Conmebol ao abrir mão do VAR.

 

Não vi e não perdi nada

Confesso: aproveitei o meu fim de semana boicotando o Campeonato Carioca — onde é proibido balançar a rede. Eu me recusei a assistir ao atentado ao futebol. Foram marcados três gols em seis partidas. Três jogos terminaram 0 x 0 e outros três, 1 x 0. Como diz a galera de lá, fala sério, mermão.

 

Fábrica de ilusões

A Florida Cup, ironicamente apelidada de Copa Mickey, costuma fazer treinador de pateta. Diego Aguirre conquistou o título em 2016 pelo Atlético-MG e não terminou o ano à frente do Galo. Rogério Ceni levou a taça em 2017 e caiu no meio do ano. Abel Braga durou cinco meses no cargo após ganhar o troféu pelo Flamengo. Palmeiras campeão? Te cuida, Luxemburgo…

 

Na torcida por um Gre-Nal

Com todo o respeito a Oeste e Corinthians, seria muito bacana uma final de Copa São Paulo de Futebol Júnior entre Grêmio e Internacional no próximo sábado, no Pacaembu. Antes, o tricolor precisa passar pelo Oeste e o colorado desbancar o Corinthians. Tetra, o Inter amarga jejum desde 1998. O Grêmio busca o título inédito. Perdeu a final de 1991 para a Portuguesa.

 

Raça negra

Com a contratação de Cristóvão Borges pelo Atlético-GO, a Série A do Campeonato Brasileiro pode ter dois treinadores negros em 2020. Protagonista de uma entrevista histórica sobre racismo depois do duelo com o amigo interino Marcão do Fluminense na temporada passada, Roger Machado é o outro. Continua à frente do Bahia neste início de ano.

 

Dublê

O Candangão é bizarro antes mesmo de a bola rolar. O amigo Danilo Queiroz traz a notícia no Distrito do Esporte de que o dublê do lateral-esquerdo Filipe Luís do Flamengo nem bem chegou ao Taguatinga e virou a casaca para defender o Paranoá. E há quem faça biquinho para quem critica um campeonato inchado de 12 clubes em que no máximo três ou quatro times levam isso a sério.

 

Doença

Ricardo Antônio deixou o Real. Conversei com ele sobre a saída do clube antes do início do Candangão e ele alegou que pediu tempo para tratar uma enfermidade. “Há coisas na vida mais importantes. Estou com problemas particulares e preciso cuidar da saúde, que, por hora, não está legal.  Assim sendo, optei por resolver esses problemas”. Saúde, Ricardo Antonio!

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/