Referências
O futebol brasileiro tem hoje dois timaços: Corinthians e Grêmio. Daí a possibilidade de eles emplacarem até seis nomes na lista final do Brasil para a Copa: os alvinegros Cássio, Fágner e Rodriguinho; e os tricolores Pedro Geromel, Arthur e Luan. Aliás, que fase do Rodriguinho!
Masoquista
”Soubemos sofrer”. Tá aí um discurso que explica o momento do futebol brasileiro. Ouvi muito isso na segunda rodada do Brasileirão. Com raras exceções, virou regra montar retranca, suportar a pressão, fazer um golzinho, recuar de novo, resistir e sair de campo com os três pontos.
Prova dos nove
Para quem acha que os camisas 9 estão fora de moda, essa foi a rodada dos centroavantes. Henrique Dourado (Flamengo), Ricardo Oliveira (Atlético-MG), Wellington Paulista (Chapecoense), Pedro (Fluminense) e Andrés Ríos (Vasco) estufaram as redes no fim de semana e foram decisivos.
#pormaisjogões
Lanço aqui campanha por mais duelos como Grêmio e Atlético-PR. Foi 0 x 0, é verdade, mas os dois times estão de parabéns. Proporcionaram um duelo de altíssimo nível em Porto Alegre. E o principal: jogaram futebol. Poucas vezes um 0 x 0 valeu tão a pena e o placar foi tão enganoso.
Descontrolados
Duas rodadas e quatro expulsões! À exceção do cartão vermelho para Éverton Ribeiro, que evitou o gol do Vitória com a cara e a coragem — não usando a mão, como viu o juiz —, as outras três punições foram corretas: Camacho (Atlético-PR), Gilberto (Fluminense) e Kannemann (Grêmio).
Prejuízo
Palmeiras e Internacional são dois dos sete votos vencidos no congresso técnico da CBF sobre o uso de Árbitro de Vídeo (VAR) no Brasileirão. Pior para o time colorado na segunda rodada. O gol de Leandro Damião foi legal. No outro lance polêmico, não achei pênalti em Nico López.
Na alegria e na tristeza
Bom início dos cariocas. Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo disputaram oito jogos e perderam um. Por falar no Glorioso, que exibição do Gatito contra o Sport. E os quatro nordestinos? Uma vitória em oito duelos! Pra fechar, Cruzeiro e Santos decepcionam. Cuidado, Mano e Jair…
De Zetti a Ceni
Pela primeira vez, desde 2002, o Fortaleza vence nas duas rodadas iniciais da Série B. O time de Rogério Ceni lidera a segundona. Sinal de que o raio pode cair duas vezes no mesmo lugar. Ex-goleiro do São Paulo, Zetti levou o Tricolor de Aço para a elite em 2004. Olho no Ceni…
Presente
No dia do aniversário de Brasília, os times do DF na Série D estrearam pontuando. Legal a vitória do Brasiliense sobre o Dom Bosco, na Arena Cuiabá. Que fase do Nunes, hein! 11 gols na temporada. O Ceilândia não fez o dever de casa no Abadião contra o Sinop. Ao menos somou ponto.
Supremacia
Os campeões nacionais e das copas podem ser os mesmos em quatro das cinco principais ligas da Europa: Barcelona (Espanha), Juventus (Itália) Paris Saint-German (França) e Bayern Munique (Alemanha). O Manchester City levou o Inglês e a Copa da Liga, mas está fora da final da FA Cup.
Acréscimo: A despedida de Julio Cesar do futebol foi tema do post de domingo. Por isso, não está aqui nos pitacos.