Yashin Yashin: Bola de Ouro da revista France Football em 1963. A vez de Buffon? Foto: Reprodução France Football

10 jogadores eleitos melhores do mundo que jamais conquistaram a Liga dos Campeões da Europa

Publicado em Esporte

O goleiro Gianluigi Buffon já ganhou quase tudo na vida. Falta, por exemplo, a orelhuda, o troféu da Liga dos Campeões da Europa. A muralha de 39 anos terá mais uma chance neste sábado, às 15h45, no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales, na final entre Juventus e Real Madrid. Vice duas vezes — em 2003 e 2012 — Buffon tem a terceira chance de finalmente conquistar o cobiçado título. Se não conseguir, o ídolo da Juventus não deve se aborrecer. Acontece nas melhores famílias. Como na relação a seguir, dos jogadores eleitos melhores do mundo e/ou da Europa pela Fifa e/ou pela revista France Football. A seguir, o blog lista 10 jogadores que jamais conquistaram a Copa/Liga dos Campeões da Europa.

 

» Lev Yashin (Rússia)

Único goleiro premiado com a Bola de Ouro pela revista France Football (1963), o lendário goleiro russo jamais conquistou o badalado torneio de clubes do mundo. Nem final rolou na vida dele.

 

» Oleg Blokhin (Ucrânia)

Um dos melhores jogadores da antiga União Soviética, foi eleito o melhor jogador da Europa pela revista France Football em 1975. Foi bicampeão da Copa da Uefa, mas Champions, nada.

 

» Lothar Matthäus (Alemanha)

Eleito melhor jogador do mundo em 1991 pela Fifa, tem dois vice-campeonatos da Liga dos Campeões no currículo, ambos com o Bayern de Munique, em 1986/1987 e em 1998/1999.

 

» Roberto Baggio (Itália)

Eleito o melhor do mundo pela Fifa em 1993, o craque italiano da Juventus e do Milan é outro que jamais teve o gostinho de disputar uma final da Liga dos Campeões da Europa.

 

» Romário (Brasil)

Melhor do mundo em 1994 depois de levar o Brasil ao tetracampeonato, até participou de uma final de Champions League em 1993/1994, mas o Milan goleou o Barcelona por 4 x 0.

 

» George Weah (Libéria)

Eleito o melhor jogador do mundo em 1995 pela Fifa, o atacante liberiano jamais conquistou um título europeu. Nem sequer participou de uma decisão de Champions ou Europa League.

 

» Ronaldo (Brasil)

Eleito três vezes melhor do mundo pela Fifa (1996, 1997 e 2002), defendeu as camisas do Barcelona, do Real Madrid, da Internazionale e do Milan. Entretanto, jamais disputou uma final de Liga dos Campeões.

 

» Pavel Nedved (República Checa)

Bola de Ouro da revista France Football em 2003, o meia da República Checa foi no máximo vice-campeão da Champions League na temporada de 2002/2003. Perdeu para o Milan.

 

» Michael Owen (Inglês)

Conquistou a Bola de Ouro da revista France Football em 2001 com a camisa do Liverpool. Chegou a fazer parte do time de galácticos do Real Madrid. Jamais ganhou a Champions.

 

» Fabio Cannavaro (Itália)

Vencedor do prêmio de melhor do mundo em 2006, ao levar a Itália ao tetra da Copa do Mundo, o zagueiro é outro nome badalado que jamais conquistou o título continental.