Bem-vindo a 2023. Vinte e três. Número eternizado por Michael Jordan, o Pelé do basquete, no Chicago Bulls. Escolhido também por David Beckham na época em que foi um dos galácticos do Real Madrid. Camisa aposentada do Manchester City. Em 23 de junho de 2003, o volante camaronês Marc Vivien Foé faleceu em campo em uma morte súbita na semifinal da Copa das Confederações em uma partida dos Leões Indomáveis contra a Colômbia, sensibilizou o mundo e levou dois de seus times aposentarem números usados por ele. O City tirou o 23 de cena, usado por Foé. O Lyon mandou para o fundo do baú a 17 vestida por ele no tempo em que defendeu o time francês.
Raphael Veiga
O camisa 23 do Palmeiras ganha ainda mais protagonismo depois da ida de Gustavo Scarpa para o inglês Nottingham Forest. Desfalcou o atual campeão brasileiro no fim da temporada passada. A falta dele obrigou o técnico Abel Ferreira a reinventar o meio de campo sem um dos maestros.
Philippe Coutinho
Desfalque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar-2022, o meia inicia o ano sob pressão. Ao mesmo tempo em que precisa corresponder no Aston Villa e honrar o investimento feito pelo clube, interessa ao Corinthians. Ou se firma de vez ou retornará ao Brasil em 2023.
David Luiz
De contrato renovado com o Flamengo, tem a missão de assumir definitivamente a liderança do vestiário com Filipe Luís, Éverton Ribeiro e Gabriel Barbosa em busca do único título que falta ao clube desde 2013, no início da reestruturação. O clube sonha com o bicampeonato mundial.
Fágner
Ídolo do Corinthians, o lateral-direito inicia a décima temporada consecutiva vestindo a camisa do clube paulista. É mais uma vez o dono da posição e uma das referências para o começo do trabalho de Fernando Lázaro, o sucessor de Vítor Pereira como dono da prancheta do Timão.
Luis Díaz
O atacante do Liverpool vive uma temporada atribulada. Sofreu lesão e quando estava próximo do retorno ter uma recaída com recomendação de cirurgia. Pode ser um desfalque importante para o duelo com o atual campeão Real Madrid nas oitavas de final da Uefa Champions League.
Nicolò Barella
O meia italiano tem sido uma das referências técnicas da Internazionale na temporada 2022/23. Coleciona cinco assistências e seis gols até a paralisação do torneio para a disputa da Copa do Mundo. Tem tudo para ser uma das peças-chave para o duelo com o Porto na Champions.
Emre Can
O técnico Edin Terzin não pode abrir mão da versatilidade do jogador de 28 anos para o restante da temporada. Ele tem tudo para ser uma das peças relevantes do Borussia Dortmund na batalha das oitavas de final da Champions League contra o Chelsea e a sequência do Alemão.
Steven Berghuis
Um dos maestros do meio de campo do Ajax, o jogador canhoto de 31 anos fez boa Copa do Mundo vestindo a camisa da seleção da Holanda depois de uma excelente segunda temporada na arrancada pelo Ajax. Acumula sete gols e seis assistências pelo clube de Amsterdã.
Thiago Mendes
Antigo sonho de consumo do Flamengo, o volante de 30 anos renovou contrato com o Lyon até 2025, mas é bom prestar atenção nos altos e baixos do jogador. Autor de uma assistência nesta temporada com a camisa do clube francês, continua no radar de clubes atentos a oportunidades.
Michy Batshuayi
Não é o artilheiro do Fenerbahçe na temporada, mas ostenta a posição de referência no ataque de Jorge Jesus. O centroavante belga titular da seleção na última Copa do Mundo acumula 11 gols pelo clube turco em 2022/23 contra 15 do atacante equatoriano Ennner Valencia.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: marcospaulolima