Como ela olha quando está a fim de você? Cientistas respondem

Compartilhe

Aquele olhar era só uma forma de ser educada ou ela estava dando em cima de você? Essa dúvida é bastante comum e pode causar muita confusão. Pensando em ajudar os paqueradores de plantão, pesquisadores da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, decidiram investigar se existe uma expressão típica do flerte. E, se sim, como ela difere de outras que significam apenas alegria ou simpatia, por exemplo.

Para investigar o assunto, os cientistas fotografaram várias voluntárias fazendo diferentes expressões faciais. Em alguns casos, as participantes faziam a cara que costumam fazer em diferentes situações (inclusive quando querem demonstrar interesse por alguém). Em outros, elas eram dirigidas pelos pesquisadores, com base em estudos antropológicos prévios sobre o tema.

As sessões de fotos resultaram em um total de 482 fotos, que serviram para a condução de uma série de experimentos. Em alguns deles, os pesquisadores filmavam as reações de homens enquanto eram expostos às imagens. Em outras perguntavam quais daquelas fotos, na opinião dos voluntários, representavam interesse sexual ou romântico por parte da mulher. Os autores não investigaram o jeito de olhar dos homens nem mostraram as fotos de olhares femininos para outras mulheres avaliarem.

A típica expressão da sedução

Os experimentos permitiram aos autores chegar à típica expressão da paquera feminina. Anote aí: ela inclui o rosto um pouco de lado e um pouco abaixado; o olhar para o alto e mirando diretamente a outra pessoa; e um leve sorriso, que não chega a mostrar os dentes. Na imagem acima, seriam as fotos a e b.

Note que as imagens c e d têm algumas dessas características. Mas na foto c, o sorriso é bem mais aberto, o que indica uma probabilidade maior de a pessoa estar apenas demonstrando alegria. Já na foto d, o rosto não está tão abaixado, o que não faz com que o olhar tenha de ser de baixo para cima.

O estudo foi publicado na revista especializada Journal of Sex Research. Segundo Omri Gillath, um dos autores do estudo, além de identificar a típica expressão do interesse sexual, os experimentos conseguiram, ao medir a reação dos homens, constatar que esse olhar é efeitvo para comunicar o desejo.

“Há pouquíssimos artigos científicos publicados que estudaram sistematicamente esse fenômeno tão conhecido. E nenhum deles havia identificado a expressão facial do flerte e testado seus efeitos”, afirmou em um comunicado à imprensa.

Humberto Rezende

Jornalista desde 1997.

Posts recentes

Do erotismo ao drama: filmes com cenas de sexo que marcaram 2025

Em 2025, o cinema voltou a tratar o sexo menos como choque gratuito e mais…

3 dias atrás

Pílula do dia seguinte registra pico de vendas após virada do ano

Entre brindes, contagens regressivas e promessas de recomeço, o ano-novo também deixa rastros menos celebrados nas prateleiras…

3 dias atrás

Fraturas penianas disparam entre 24 e 26 de dezembro, aponta estudo

Entre ceias fartas, encontros familiares e trocas de presentes, o Natal guarda uma estatística urológica pouco comentada.…

4 dias atrás

Livros para entender as novas formas de amar e se relacionar

Amar nunca foi uma experiência estática nem restrita a um único modelo. Em um cenário…

5 dias atrás

Transar com o ex da amiga é traição? Entenda limites e condutas

Na quinta temporada de Emily in Paris, a amizade entre Emily (Lily Collins) e Mindy…

1 semana atrás

Fim do ano e sexo: por que o desejo dispara no Natal e no réveillon

Não é só superstição, desejo ou piada de fim de festa: a virada do ano…

1 semana atrás