Primeiro filho: enquanto mamãe trabalha, papai relaxa

Compartilhe

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, chegou a conclusões bastante desanimadoras para quem torce por uma divisão igualitária das tarefas domésticas e dos cuidados com os filhos. Os pesquisadores mediram quanto tempo pais e mães que acabaram de ter o primeiro filho passam descansando ou ocupados com a casa e a criança. Os dados mostraram algo que, você, cara leitora, já deve saber: essas responsabilidades ainda ficam muito mais a cargo das mulheres do que dos homens.

A pesquisa foi feita com 52 casais atendidos pelo Projeto Novos Pais, mantido pela universidade para dar auxílio a pais de primeira viagem. Em todos os casos, tanto os maridos quanto as esposas estavam empregados e tinham nível universitário. E os cientistas acompanharam os voluntários num período em que o filho estava com 3 meses de idade.

Mães se dedicam ao primeiro filho o dobro do tempo

A observação, feita por meio de anotações em um diário mantido pelos voluntários, mostrou que, nessa situação, homens têm muito mais tempo à toa que as mulheres. Nos dias úteis, o tempo de dedicação era até parecido, apesar de as mulheres ainda trabalharem mais em casa e nos cuidados com os filhos.

Nos dias de folga do trabalho, porém, a diferença se tornou gritante. Enquanto os homens passavam, em média, 101 minutos descansando na hora em que suas esposas faziam alguma tarefa, o tempo das mulheres era menos da metade, variando entre 46 e 49 minutos. E em grande parte das vezes em que o homem colocava a mão na massa, a mulher continuava se dedicando a essas obrigações.

“É frustrante. Tarefas do lar e cuidados com os filhos ainda não são divididos de maneira igual, mesmo em casais nos quais esperávamos uma visão mais igualitárias dessas obrigações”, admitiu Claire Kamp Dush, professora de ciências humanas na universidade e líder do estudo, publicado na revista especializada Sex Roles.

Humberto Rezende

Jornalista desde 1997.

Posts recentes

Do erotismo ao drama: filmes com cenas de sexo que marcaram 2025

Em 2025, o cinema voltou a tratar o sexo menos como choque gratuito e mais…

1 dia atrás

Pílula do dia seguinte registra pico de vendas após virada do ano

Entre brindes, contagens regressivas e promessas de recomeço, o ano-novo também deixa rastros menos celebrados nas prateleiras…

1 dia atrás

Fraturas penianas disparam entre 24 e 26 de dezembro, aponta estudo

Entre ceias fartas, encontros familiares e trocas de presentes, o Natal guarda uma estatística urológica pouco comentada.…

2 dias atrás

Livros para entender as novas formas de amar e se relacionar

Amar nunca foi uma experiência estática nem restrita a um único modelo. Em um cenário…

4 dias atrás

Transar com o ex da amiga é traição? Entenda limites e condutas

Na quinta temporada de Emily in Paris, a amizade entre Emily (Lily Collins) e Mindy…

6 dias atrás

Fim do ano e sexo: por que o desejo dispara no Natal e no réveillon

Não é só superstição, desejo ou piada de fim de festa: a virada do ano…

7 dias atrás