Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, chegou a conclusões bastante desanimadoras para quem torce por uma divisão igualitária das tarefas domésticas e dos cuidados com os filhos. Os pesquisadores mediram quanto tempo pais e mães que acabaram de ter o primeiro filho passam descansando ou ocupados com a casa e a criança. Os dados mostraram algo que, você, cara leitora, já deve saber: essas responsabilidades ainda ficam muito mais a cargo das mulheres do que dos homens.
A pesquisa foi feita com 52 casais atendidos pelo Projeto Novos Pais, mantido pela universidade para dar auxílio a pais de primeira viagem. Em todos os casos, tanto os maridos quanto as esposas estavam empregados e tinham nível universitário. E os cientistas acompanharam os voluntários num período em que o filho estava com 3 meses de idade.
A observação, feita por meio de anotações em um diário mantido pelos voluntários, mostrou que, nessa situação, homens têm muito mais tempo à toa que as mulheres. Nos dias úteis, o tempo de dedicação era até parecido, apesar de as mulheres ainda trabalharem mais em casa e nos cuidados com os filhos.
Nos dias de folga do trabalho, porém, a diferença se tornou gritante. Enquanto os homens passavam, em média, 101 minutos descansando na hora em que suas esposas faziam alguma tarefa, o tempo das mulheres era menos da metade, variando entre 46 e 49 minutos. E em grande parte das vezes em que o homem colocava a mão na massa, a mulher continuava se dedicando a essas obrigações.
“É frustrante. Tarefas do lar e cuidados com os filhos ainda não são divididos de maneira igual, mesmo em casais nos quais esperávamos uma visão mais igualitárias dessas obrigações”, admitiu Claire Kamp Dush, professora de ciências humanas na universidade e líder do estudo, publicado na revista especializada Sex Roles.
Através do conhecimento dos interesses e tendências, é possível que o casal ou indivíduo consigam…
Desde preliminares, sexo oral, estimulação ou brinquedos, tudo vale para deixar a relação mais prazerosa. Uma…
Para os homens, a medida do pênis pode ser motivo para contar vantagem ou para…
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de…
Uma pesquisa nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de sexo e…
Uma pesquisa encomendada pela revista OnePoll entrevistou 2 mil pais de crianças de 5 a…