Por que o desejo sexual aumenta durante o período fértil — e como lidar com isso

Compartilhe

Especialista explica como as mulheres podem lidar com essa fase do ciclo menstrual

Por Yasmin Rajab — O período fértil é a etapa do ciclo menstrual onde a mulher tem mais chances de engravidar. É nessa fase que ocorre a ovulação, ou seja, o momento em que um óvulo é liberado pelo ovário para ser fecundado. Por conta disso, o desejo sexual nas mulheres aumenta durante esse período.

Segundo o médico ginecologista Alexandre Silva e Silva, é natural que as mulheres sintam mais vontade sexual durante o período fértil. “A manutenção da existência de uma espécie, incluindo a nossa, depende diretamente da reprodução de seus indivíduos. Portanto o chamado período fértil é o período mais próximo da ovulação e com as maiores chances de se obter uma gravidez”, explica.

Alexandre conta que as mulheres não devem reprimir o desejo sexual durante essa fase. “Se o desejo sexual está presente, a mulher não deve reprimi-lo, deve buscar com o(a) parceiro(a) ou até mesmo sozinha, a melhor maneira de se realizar sexualmente”, ressalta.

No entanto, o especialista alerta para as maiores chances de engravidar durante o período fértil. Sendo assim, é necessário usar um método anticoncepcional, como os preservativos. Se a mulher usa DIU de cobre ou prata, os riscos de gravidez são muito pequenos.

Quando ocorre o período fértil?

Em um ciclo menstrual regular de 28 dias, a ovulação geralmente ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia da última menstruação. De acordo com o médico ginecologista Alexandre Silva e Silva, é importante ressaltar que o ciclo de cada mulher pode variar.

“Sendo assim, o período fértil costuma ocorrer entre o 10º e o 17º dia do ciclo para a maioria das mulheres, considerando um ciclo de 28 dias. Para ciclos mais longos ou mais curtos, a ovulação pode ocorrer em momentos diferentes”, explica.

Durante o período fértil, há vários sinais que podem indicar que a mulher está ovulando, como: secreção vaginal, que fica com uma consistência semelhante à clara de ovo; ou dor ou desconforto em um dos lados do abdômen, conhecida como dor ovulatória.

Segundo o médico, para determinar o período fértil com mais precisão, as mulheres podem usar métodos como o calendário menstrual, a medição da temperatura basal ou kits de previsão de ovulação. “Essas ferramentas podem ajudar a identificar com maior exatidão o melhor momento para concepção ou para evitar a gravidez, dependendo dos objetivos individuais”, ressalta.

helenadornelas

Posts recentes

Pelos pubianos podem ajudar no prazer sexual e na saúde, diz pesquisa

A remoção dos pelos pubianos se tornou uma prática comum tanto para homens quanto para…

2 semanas atrás

Sexo e saúde: a importância de fazer exercício para melhorar a vida sexual

Que o sexo envolve muitos movimentos e traz vários benefícios ao corpo, todos sabem. Porém,…

2 semanas atrás

Adriano Imperador não sabe, mas a gente te explica: o que é ménage?

"Eu nem sei o que é esse negócio ai de ménage que eles estão falando",…

2 semanas atrás

Dia do Corno: mais de 10% dos 300 mil “chifrudos” do Brasil moram no Centro-Oeste

Por Yasmin Rajab  Nesta quinta-feira (25/4), comemora-se o Dia do Corno! Apesar de ser um…

3 semanas atrás

Billie Eilish diz que sexo é seu assunto preferido: “Eu deveria ter um doutorado em masturbação”

A cantora pop Billie Eilish causou polêmica recentemente ao falar sobre uma de suas paixões:…

3 semanas atrás

Atriz conta que teve primeiro orgasmo aos 39 anos “sozinha”

A atriz Rebel Wilson abriu o jogo sobre sua sexualidade em entrevista à People: “Nunca…

3 semanas atrás