Masturbação faz bem para saúde: sexóloga dá dicas e aponta benefícios

Compartilhe

O tema masturbação ainda pode ser tabu para muitas pessoas, mas essa prática é uma forma de conhecer o próprio corpo, descobrir o que faz sentir prazer e chegar ao orgasmo com mais facilidade.

Quem se masturba com frequência conhece o próprio corpo, tem mais desejos e potencialmente melhora a satisfação sexual própria e do parceiro. “A masturbação pode ajudar as pessoas a conhecer melhor seus corpos e desejos, pois durante esse ato íntimo, é possível explorar sensações e descobrir o que traz prazer individualmente. Isso pode ser útil para comunicar preferências e necessidades a um parceiro (a)”, comenta Ana Paula Nascimento Psisexologa.

Maio é o Mês Internacional da Masturbação, proclamado em 1995 em homenagem à médica Joycelyn Elder, então secretária de Saúde dos Estados Unidos. Na época, Elder foi demitida por sugerir a inclusão da masturbação na educação sexual nas escolas.
Mesmo ainda sendo um tabu, falar sobre masturbação, brinquedos eróticos, como vibradores, orgasmo e sexo com amigas tem se tornado mais fácil, especialmente para as mulheres mais jovens. Mas é preciso que a mulher conheça seu corpo e seus desejos a fundo, para que se sinta confortável em compartilhar suas experiências. “Manter um diálogo aberto sobre a masturbação pode ser benéfico para a relação com outra pessoa, pois promove a comunicação aberta e mais saudável a uma compreensão mútua e pode ajudar a criar um ambiente mais íntimo e seguro dentro dos relacionamentos”, acrescenta Ana.

Para se beneficiar da masturbação, o primeiro passo é ter consciência da importância do autoconhecimento através da masturbação saudável e que faz parte das necessidades e desejos do corpo. Compreender a masturbação como uma manifestação natural da sexualidade é uma questão de autonomia do prazer. “A masturbação é um ato natural e saudável, e cada pessoa tem suas próprias preferências e limites. É importante respeitar a si mesmo e explorar o prazer de forma segura e consensual”.

Além de tudo isso a masturbação trás benefícios para a saúde. Através da liberação de hormonônios como endorfina e ocitocina, o indivíduo sentirá melhoras no humor, sono e relaxamento. Para os homens, a masturbação pode ainda melhorar a saúde da próstata.

A psicosexóloga Ana Paula Nascimento dá dicas para quem quer começar ou experimentar novos jeito do autoprazer. “Encontrar um ambiente tranquilo e privado é primordial, experimentar diferentes técnicas e ritmos ajuda no conhecimento das zonas de maior prazer, uma dica de ouro será usar um lubrificante para maior conforto, e claro explorar diferentes zonas erógenas do corpo, utilizar brinquedos sexuais, tais como vibradores, se sentir confortável com isso, e acima de tudo, se permitir relaxar e aproveitar o momento afinal é seu momento de interação mais íntimo consigo mesma desfrute da melhor forma.”

helenadornelas

Posts recentes

Dominador ou submisso: qual a preferência de cada signo na hora do sexo

Através do conhecimento dos interesses e tendências, é possível que o casal ou indivíduo consigam…

2 meses atrás

Pesquisa mostra quais técnicas mais contribuem para a satisfação sexual

Desde preliminares, sexo oral, estimulação ou brinquedos, tudo vale para deixar a relação mais prazerosa. Uma…

5 meses atrás

Maior é melhor? Pesquisa mostra o tamanho “ideal” do pênis

Para os homens, a medida do pênis pode ser motivo para contar vantagem ou para…

5 meses atrás

Qual a trilha sonora da hora H?

  Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de…

5 meses atrás

Escutar música durante o sexo pode reduzir ansiedade, diz estudo

Uma pesquisa nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de sexo e…

5 meses atrás

Educação sexual: quase 60% dos pais já conversaram com filhos sobre sexo

Uma pesquisa encomendada pela revista OnePoll entrevistou 2 mil  pais de crianças de 5 a…

5 meses atrás