De acordo com os pesquisadores, as famosas ‘rapidinhas’ não são tão eficazes para casais que desejam engravidar
Por Camilla Germano
Uma estratégia muito comum para casais que estão tentando engravidar é tentar fazer sexo com muita frequência, analisando a janela fértil da mulher. Entretanto, um novo estudo mostra que outro detalhe pode ajudá-los nesse momento.
O prazer sexual se mostrou importante para garantir uma contagem mais alta de espermatozoides e, consequentemente, aumentar as chances de uma gravidez, segundo um estudo da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.
“Não se trata apenas de ter uma ‘rapidinha’ no dia do mês em que a mulher está ovulando. Existem evidências fortes de que os homens produzem melhores amostras de esperma para concepção quando estão mais excitados”, aponta o co-autor do texto Allan Pacey.
A pesquisa — publicada na revista científica Reproductive Biology and Endocrinology no dia 11 de outubro de 2022 — envolveu 63 homens que doaram várias amostras de esperma em uma clínica.
A partir disso, os especialistas analisaram a contagem de esperma “móveis” dos participantes, tendo em vista que são os que melhor indicam a fertilidade masculina e a capacidade de engravidar uma mulher.
Os participantes apresentaram aumento de até 58% na contagem de espermas quando assistiram pornografias em realidade virtual, uma vez que garantia que os homens sentissem como se estivessem vivendo a experiência em comparação com um vídeo tradicional e o material impresso.
Entretanto, um especialista envolvido no estudo indicou que, apesar de não terem utilizado o sexo como parâmetro, os resultados se aplicariam também ao ato — mesmo necessitando de mais pesquisas.
Pacey diz ainda que o estudo “reforça a visão de que ter um bom sexo pode ajudar os casais que tentam conceber um bebê”.