Um dia depois do polêmico tuíte de carnaval do presidente Jair Bolsonaro, as buscas pelo termo “golden shower” dispararam na versão em português do mais popular site de pornografia no país, o XVideos, e entre os usuários brasileiros do site Pornhub, um dos mais acessados no mundo.
Na noite de quarta-feira (6/3), a expressão figurava na lista de Tendências do primeiro, espécie de trending topics da página, que mostra as buscas mais frequentes nas últimas horas. Além de “golden shower”, os termos “carnaval” e “Bolsonaro” também eram listados (imagem acima). E as expressões continuavam na lista na manhã desta quinta-feira (7/3).
Aparentemente, a máxima “qualquer publicidade é boa publicidade” se aplica também na polêmica envolvendo o presidente. Apesar da postagem de Bolsonaro ter um tom crítico à atitude de dois homens em um bloco de carnaval de São Paulo, a repercussão acabou popularizando o termo golden shower (chuva dourada, em inglês) e, aparentemente, atiçando a curiosidade de muita gente. O XVideos, segundo levantamento divulgado pela ComScore em 2018, é um dos 20 sites mais acessados pelos brasileiros. Se a busca foi grande ali, é porque muitos brasileiros foram atrás. Já o Pornhub comprovou isso com números e divulgou em seu Twitter um gráfico que mostrou o crescimento de 688% das buscas pelo termo golden shower no último dia 6 (imagem abaixo).
O que é golden shower
A prática é um fetiche (atribuição de qualidades eróticas a objetos, partes do corpo ou ações) que, nos manuais de sexualidade e psiquiatria, como o Manual de Diagnóstico e Estatística (DSM), da Associação de Psiquiatria Americana (APA), costuma ser descrito como uma parafilia (transtornos de cunho sexual) e receber o nome de urofilia, ou seja, a excitação sexual com a urina.
Não é, no entanto, considerada um transtorno mental, a não ser que provoque sofrimento à pessoa, que, mesmo angustiada, não consegue deixar de buscá-la. A edição mais recente do DSM ressalta ainda que, caso a angústia sentida pela pessoa venha somente do fato de ela se sentir julgada socialmente, é equivocado considerar a prática um transtorno mental.
Já o termo golden shower se refere, mais especificamente, ao ato de um parceiro urinar em partes do corpo do outro com fins de aumentar a excitação sexual. Embora não seja dos mais comuns, o fetiche é bastante popular em alguns grupos, especialmente no universo do sadomasquismo, visto como uma forma de submissão de um parceiro em relação ao outro (leia aqui um guia sobre BDSM).
Golden shower no cinema
No cinema, alguns filmes em suas épocas retrataram o golden shower. A cena mais icônica está no filme Saló, 120 dias de sodoma (1975), de Pier Paolo Pasolini, que denuncia a perversidade que acompanhou a ascensão do fascismo na Itália. A obra é considerada até hoje uma das mais ousadas e difíceis de se assistir, devido à crueldade com que as práticas sexuais são impostas a jovens por fascistas no poder (ou seja, não é recomendada a pessoas muito sensíveis).
Há ainda alguns filmes alternativos que mostram ou mencionam o golden shower, mas o fetiche também aparece ou é mencionado em alguns filmes que alcançaram o grande público, como Lua de fel (1992), de Roman Polanski (a prática não é mostrada, mas apenas descrita pelo personagem de Peter Coyote), e no brasileiro Bruna Surfistinha (2011), de Marcus Baldini.
No filme nacional, estrelado por Deborah Secco, o golden shower é mostrado por alguns segundos em um trecho que mostra a grande variedade de clientes atendidos e práticas realizadas pela personagem principal.