Estudo comprova relação entre o ciclo menstrual e a Lua

Compartilhe

O ciclo lunar influencia o ciclo menstrual? Enquanto alguns fatores — como a duração aproximada dos dois, por volta de 28 dias — indicam que sim, outros — como o fato óbvio de que o corpo das mulheres raramente funciona como um relógio — fazem essa pergunta parecer sem sentido.

Agora, uma equipe de cientistas, liderada pela bióloga Charlotte Förster, da Universidade de Würzburg, na Alemanha, resolveu tirar essa história a limpo e chegou a uma conclusão que, de certa forma, dá razão às duas hipóteses. Em artigo publicado nesta quarta-feira (27/1), na revista especializada Science Advances, os autores afirmam que há uma relação entre os dois ciclos, mas que a vida moderna, especialmente devido à exposição à luz artificial noite adentro e aos horários de sono desregulados, fez com que essa sincronia diminuísse.

Para chegar a essa conclusão, o time de pesquisadores contou com a ajuda de 22 mulheres que, durante anos, anotaram em seus diários as datas de início e fim da menstruação. Em alguns casos, essas mulheres mantiveram as anotações durante mais de três décadas, permitindo aos pesquisadores comparar o calendário lunar com os ciclos férteis das voluntárias.

A análise permitiu não só concluir que a Lua influencia a menstruação como também mostrar que essa relação é mais complexa do que se imaginava. “Cientificamente falando, a Lua apresenta três ciclos distintos que, periodicamente, mudam a luminosidade dela e a gravidade com que ela impacta a Terra. Todos os três ciclos influenciam o início da menstruação das mulheres”, afirma Förster, em um comunicado à imprensa.

Os ciclos lunares

E quais seriam esses três ciclos? Förster explica que o primeiro deles é a mudança entre lua cheia e lua nova, que ocorre, em média, a cada 29,53 dias, com sutis variações. Além disso, a Lua não gira em volta da Terra em uma órbita fixa. Em vez disso, sua posição em relação à linha do Equador varia, às vezes mais ao norte, às vezes mais ao sul. Essa oscilação entre norte-sul dura 27,32 dias. O terceiro ciclo, com duração de 27,55 dias, está relacionado à órbita elíptica ao redor da Terra, fazendo com que o satélite se aproxime e se afaste do nosso planeta.

Nessa “dança” ao redor da Terra, a Lua acaba aumentando ou reduzindo sua luminosidade e também a força gravitacional que exerce sobre o planeta, o que acaba influenciando o comportamento de animais, as marés e — segunda as análises feitas pelos cientistas — a menstruação das mulheres.

Nas análises realizadas, ficou claro que, especialmente nas mulheres com menos de 35 anos, houve uma significativa coincidência do início da menstruação com o início da lua cheia ou da lua nova. Foram notadas também alterações quando o satélite estava mais próximo ou mais distante da Terra.

Além disso, dois fatores pareciam reduzir a influência: a idade e os hábitos de sono. Tanto as mulheres mais velhas quanto aquelas que ficam acordadas até mais tarde tinham o ciclo menstrual menos sincronizado com a Lua que as demais.

Para Förster e colegas, essas observações sugerem que os ciclos de luminosidade e de gravidade da Lua, sozinhos, têm pouca influência sobre o ciclo menstrual. Mas, combinados, esses movimentos lunares acabam, sim, tendo efeito considerável sobre o início da menstruação nas mulheres.

Humberto Rezende

Jornalista desde 1997.

Posts recentes

Pelos pubianos podem ajudar no prazer sexual e na saúde, diz pesquisa

A remoção dos pelos pubianos se tornou uma prática comum tanto para homens quanto para…

1 dia atrás

Sexo e saúde: a importância de fazer exercício para melhorar a vida sexual

Que o sexo envolve muitos movimentos e traz vários benefícios ao corpo, todos sabem. Porém,…

3 dias atrás

Adriano Imperador não sabe, mas a gente te explica: o que é ménage?

"Eu nem sei o que é esse negócio ai de ménage que eles estão falando",…

6 dias atrás

Dia do Corno: mais de 10% dos 300 mil “chifrudos” do Brasil moram no Centro-Oeste

Por Yasmin Rajab  Nesta quinta-feira (25/4), comemora-se o Dia do Corno! Apesar de ser um…

1 semana atrás

Billie Eilish diz que sexo é seu assunto preferido: “Eu deveria ter um doutorado em masturbação”

A cantora pop Billie Eilish causou polêmica recentemente ao falar sobre uma de suas paixões:…

1 semana atrás

Atriz conta que teve primeiro orgasmo aos 39 anos “sozinha”

A atriz Rebel Wilson abriu o jogo sobre sua sexualidade em entrevista à People: “Nunca…

1 semana atrás