O ciclo lunar influencia o ciclo menstrual? Enquanto alguns fatores — como a duração aproximada dos dois, por volta de 28 dias — indicam que sim, outros — como o fato óbvio de que o corpo das mulheres raramente funciona como um relógio — fazem essa pergunta parecer sem sentido.
Agora, uma equipe de cientistas, liderada pela bióloga Charlotte Förster, da Universidade de Würzburg, na Alemanha, resolveu tirar essa história a limpo e chegou a uma conclusão que, de certa forma, dá razão às duas hipóteses. Em artigo publicado nesta quarta-feira (27/1), na revista especializada Science Advances, os autores afirmam que há uma relação entre os dois ciclos, mas que a vida moderna, especialmente devido à exposição à luz artificial noite adentro e aos horários de sono desregulados, fez com que essa sincronia diminuísse.
Para chegar a essa conclusão, o time de pesquisadores contou com a ajuda de 22 mulheres que, durante anos, anotaram em seus diários as datas de início e fim da menstruação. Em alguns casos, essas mulheres mantiveram as anotações durante mais de três décadas, permitindo aos pesquisadores comparar o calendário lunar com os ciclos férteis das voluntárias.
A análise permitiu não só concluir que a Lua influencia a menstruação como também mostrar que essa relação é mais complexa do que se imaginava. “Cientificamente falando, a Lua apresenta três ciclos distintos que, periodicamente, mudam a luminosidade dela e a gravidade com que ela impacta a Terra. Todos os três ciclos influenciam o início da menstruação das mulheres”, afirma Förster, em um comunicado à imprensa.
E quais seriam esses três ciclos? Förster explica que o primeiro deles é a mudança entre lua cheia e lua nova, que ocorre, em média, a cada 29,53 dias, com sutis variações. Além disso, a Lua não gira em volta da Terra em uma órbita fixa. Em vez disso, sua posição em relação à linha do Equador varia, às vezes mais ao norte, às vezes mais ao sul. Essa oscilação entre norte-sul dura 27,32 dias. O terceiro ciclo, com duração de 27,55 dias, está relacionado à órbita elíptica ao redor da Terra, fazendo com que o satélite se aproxime e se afaste do nosso planeta.
Nessa “dança” ao redor da Terra, a Lua acaba aumentando ou reduzindo sua luminosidade e também a força gravitacional que exerce sobre o planeta, o que acaba influenciando o comportamento de animais, as marés e — segunda as análises feitas pelos cientistas — a menstruação das mulheres.
Nas análises realizadas, ficou claro que, especialmente nas mulheres com menos de 35 anos, houve uma significativa coincidência do início da menstruação com o início da lua cheia ou da lua nova. Foram notadas também alterações quando o satélite estava mais próximo ou mais distante da Terra.
Além disso, dois fatores pareciam reduzir a influência: a idade e os hábitos de sono. Tanto as mulheres mais velhas quanto aquelas que ficam acordadas até mais tarde tinham o ciclo menstrual menos sincronizado com a Lua que as demais.
Para Förster e colegas, essas observações sugerem que os ciclos de luminosidade e de gravidade da Lua, sozinhos, têm pouca influência sobre o ciclo menstrual. Mas, combinados, esses movimentos lunares acabam, sim, tendo efeito considerável sobre o início da menstruação nas mulheres.
Através do conhecimento dos interesses e tendências, é possível que o casal ou indivíduo consigam…
Desde preliminares, sexo oral, estimulação ou brinquedos, tudo vale para deixar a relação mais prazerosa. Uma…
Para os homens, a medida do pênis pode ser motivo para contar vantagem ou para…
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de…
Uma pesquisa nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de sexo e…
Uma pesquisa encomendada pela revista OnePoll entrevistou 2 mil pais de crianças de 5 a…