Quando se fala em depressão pós-parto, a imagem mais recorrente é a de uma jovem mãe entristecida e sem forças para cuidar do filho recém-nascido. Embora o problema realmente seja muito mais comum em mulheres, alguns estudos recentes mostram que essa condição pode afetar também os pais, especialmente os de primeira viagem.
Segundo o Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, entre 5% e 10% dos novos pais sofrem com depressão pós-parto. Quando o problema atinge as esposas, as chances de um homem experimentar sintomas parecidos sobem para índices entre 24% e 50%, estima o mesmo órgão de saúde.
Agora, um dos mais recentes estudos sobre depressão pós-parto em homens, conduzido pela Universidade de Nevada, em Las Vegas, publicado este mês na revista especializada Journal of Family Issues, mergulhou em blogs, sites, fóruns e grupos de discussão na internet para entender o que e como se sentem esses homens.
Segundo o time de pesquisadores, liderados pelo professor Brandon Eddy, os pais com depressão pós-parto se ressentem muito da falta de informação sobre o tema e têm a percepção de que, de maneira geral, tanto a sociedade quanto os próprios profissionais de saúde não esperam que um homem possa experimentar a depressão relacionada ao nascimento do filho, o que torna a experiência ainda mais solitária e desafiadora.
No estudo, os cientistas organizaram as queixas dos homens com depressão pós-parto em alguns tópicos:
Em um informe à imprensa, a Universidade de Nevada afirma que o estudo da depressão pós-parto em homens é importante porque, se não enfrentado, o problema pode levar ao distanciamento entre pais e filhos. E estudos anteriores já mostraram que uma proximidade das crianças com seus pais, embora não seja determinante, contribui para que os filhos cresçam menos agressivos e tenham um desempenho acadêmico melhor.
Os pesquisadores acrescentam que a depressão pós-parto não tratada pode favorecer problemas conjugais e até mesmo casos de violência doméstica. “Como os homens já são menos propensos a buscar ajuda profissional para a depressão que as mulheres, é vital que o estigma em torno da depressão pós-parto seja reduzido. Como o envolvimento paterno é um fator significativo para o desenvolvimento saudável das crianças, nos parece inteligente disponibilizar mais informações sobre a depressão pós-parto em homens”, defendem os cientistas no comunicado.
Através do conhecimento dos interesses e tendências, é possível que o casal ou indivíduo consigam…
Desde preliminares, sexo oral, estimulação ou brinquedos, tudo vale para deixar a relação mais prazerosa. Uma…
Para os homens, a medida do pênis pode ser motivo para contar vantagem ou para…
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de…
Uma pesquisa nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de sexo e…
Uma pesquisa encomendada pela revista OnePoll entrevistou 2 mil pais de crianças de 5 a…