Categories: espumante

OS MANDAMENTOS DOS ESPUMANTES – SEGUNDO LE FIGARO, HEMINGWAY E ESTE SOMMELIER

Os mandamentos dos espumantes – segundo Le Figaro, Hemingway e este sommelier

Lá por 2005, a crítica de gastronomia Luciana Froés, comentou sobre “Os novos modos do champanhe – os onze mandamentos do momento” publicados no Madame, suplemento feminino do jornal francês Le Figaro. Agora, revendo meus guardados encontrei a lista e resolvi revê-la e a apresentar aos meus leitores.

Primeiro vamos considerar que estas orientações valem para todos os espumantes e não apenas para o chanpagne.

Mas será que estes mandamentos ainda estão valendo? E quais poderíamos acrescentar ou suprimir?

1- DECANTAR – Não é crime. Desde que seja um vintage e procedido com a leveza “glissante” de uma dama ao sentar-se com graça em um evento de gala.

2- CURTIR A SÓS – Indicado para dias tristes. A gente desperta para a vida como uma arrancada de um carro.

3- GELE-O – Sem medo do paladar ou do olhar desaprovador do sommelier, como fez Hemingway. Gelar, sim; congelar, nunca.

4- PASSE PELO DEMI-SEC – Mas não o ignore. É uma questão de guardá-lo brevemente, para que a sua dimensão açucarada cuide do resto e reserve boas surpresas para o futuro próximo.

5- ANTECIPAR – Ao mesmo tempo em que abre o apetite, é leve e celebra os convivas.

6- LEVE-O À MESA – Se começou com ele, por que não continuar com ele? É um companheiro experiente, que viu lágrimas, alegrias, misérias e momentos fulgurantes. E sabe sentar-se à relva e, na companhia de um salame, manter a mesma majestade da companhia de ostras, peixes, queijos e sobremesas.

7- DEIXE-O EM SUA INOCÊNCIA – É um vinho à parte, à prova de experts, considerações e grandes análises, a não ser a de prová-lo, fechar os olhos e abri-los em outro universo.

8- ESQUEÇA TUDO – Esqueça as regras do vinho. O champanhe não as observa e até as contraria, por ter várias origens, por confundir suas pistas, por serem tão iguais, mas tão diferentes. É um vinho para a cabeça, que prefere sonhar em outros vinhedos.

9- LIBERTE-O – A vocação do champanhe é ser liberado para a vida. Não deixo de sentir compaixão pelos amadores que me exibem, orgulhosos, suas adegas de champanhe.

10- PELA BELEZA DO GESTO – O champanhe não é uma bebida de roqueiros. Não é coincidência, no entanto, que seja personagem de Flaubert, Maupassant ou Fitzgerald, ou que prefira a nobreza do salão ao agito urbano. É um vinho ereto e que conduz, naturalmente, o gesto elegante.

11- ASSUMA O LADO FEMININO – O champanhe nunca foi um vinho viril. Começa aí a sua ligação íntima com as mulheres, que entendem em sua companhia uma dose de magia, um breve de sonhos solúveis, um brilho de inteligência comunicativa e uma fonte de surpresas e momentos inesperados

Achei que todos estes mandamentos do Madame, do Le Figaro, continuam atuais, não suprimiria nenhum. A partir de agora apresento alguns novos mandamentos.

12- BRINDE SEM MOTIVO – Não espere conquistas, aniversários ou declarações. A leveza de um brinde fora de hora, com ou sem taça de cristal, brinde apenas ao momento.

13- PERMITA-SE EXPERIMENTAR – Brut, nature, Moscatel, blanc de noirs, rosé, sur lie, tinto, safrado ou não… esqueça os rótulos e beba com curiosidade. O espumante, como a alma humana, tem muitas facetas – todas legítimas.

14- MISTURE COM IRREVERÊNCIA – O espumante também aceita flertes. Que se junte ao bitter, ao suco fresco, ao licor ou ao gelo aromático. Que vire Bellini, Mimosa, Rossini, Spritz ou a invenção do momento. O importante é que borbulhe – e surpreenda. Porque há dias em que a sofisticação está na ousadia de misturar o que antes parecia intocável.

15- SIRVA-O EM QUALQUER COPO – Taças estreitas ou tulipas são bem-vindas, mas o champanhe não se ofende com copos baixos, antigos ou emprestados de outras bebidas. Ele respeita mais o espírito da ocasião do que a forma do cristal.

16- ACOMPANHE COM O QUE TIVER – Não se prenda às ostras, ao caviar e ao foie gras. Sirva com frango assado, batata frita, pipoca trufada ou pastel de feira. A nobreza do espumante reside em não se abalar com a quebra das regras de etiqueta.

17- BEBA DE MANHÃ – Acordar num domingo e brindar à luz suave do dia com uma taça gelada pode ser um manifesto silencioso contra a pressa do mundo. E ninguém mais precisa saber.

18- NÃO O GUARDE DEMAIS – Melhor é abrir uma garrafa comum num dia especial do que guardar uma garrafa especial para um dia tão especial que talvez nunca chegue.

19- COMPARTILHE COM OS ERRADOS – Não espere os entendidos. Abra com aquele que nunca provou, com a amiga do trabalho, com o vizinho curioso ou com você mesmo — ainda de pijama. O espumante ama surpresas mais do que rótulos.

20- ASSUMA O LADO MASCULINO – O espumante não exige força, exige presença, daí sua ligação intima também com os homens. É o vinho dos homens que sabem ouvir, dos que brindam com elegância. A taça elevada não é um troféu, mas sim um gesto de civilidade.

“Uma característica especial do champanhe é que sua elaboração só começa onde a de outros vinhos termina.”    (Henry Vizetelly, historiador inglês do século XIX)

“Só as pessoas sem imaginação não conseguem encontrar um motivo para beber champanhe.”  (Oscar Wilde, escritor irlandês do século XIX)

sergiosvp

View Comments

Share
Published by
sergiosvp

Recent Posts

DEGUSTAR É APRENDER – EDUCANDO O PALADAR DAS CRIANÇAS

DEGUSTAR É APRENDER - EDUCANDO O PALADAR DAS CRIANÇAS   Conversando com a Madame N…

1 mês ago

O vinho da minha terra

O vinho da minha terra Minha terra tem palmeiras de buriti onde encanta a Syrah.…

2 meses ago

Comer é lembrar, brindar é conectar: Os símbolos por trás de cada gole e mordida

Comer é lembrar, brindar é conectar: Os símbolos por trás de cada gole e mordida…

2 meses ago

O VINHO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

O vinho como patrimônio cultural da humanidade Reproduzo aqui, por concordar plenamente, o artigo da…

3 meses ago

PRIMEIRA VERTICAL DO VINHO SEU CLAUDINO – 2019 a 2024

Hoje a Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa irá realizar a primeira degustação vertical, do…

3 meses ago

1o. WINE SHOW – VILA PORTO E ROTA DO VINHO

                      1o. WINE SHOW…

3 meses ago