E O OSCAR VAI PARA …….. 200 ANOS 200 CACHAÇAS! 1º LUGAR NO GOURMAND AWARDS
“COZINHANDO COM AS PALAVRAS”
O concurso Gourmand World Cookbook Awards, já na sua 30ª. edição, é conhecido como o “Oscar da Gastronomia”, mas com um espírito olímpico de competição por promover a diversidade cultural e a troca internacional de conhecimentos culinários.
Criado em 1995 pelo empresário Édouard Cointreau, descendente do criador do licor Cointreau, o Gourmand Awards é considerado um dos concursos mais prestigiadas do mundo no segmento de livros de gastronomia, bebidas e culinária. O objetivo principal do prêmio é reconhecer e valorizar os melhores livros, sites, programas de TV e mídias digitais dedicados à gastronomia e bebidas.
Celebrando os 30 anos e a cerimônia abrangeu os anos de 2024, 2025 e os destaques nos 30 anos do evento. Estiveram presentes cerca de 823 (oitocentos e vinte e três) profissionais de 83 (oitenta e três) nacionalidades, com destaque para as delegações da China, África do Sul e Tailândia. Chefs, autores, fotógrafos, editores, médicos e personalidades do mundo gastronômico participaram do evento, conduzido pelo próprio Édouard Cointreau e por seu filho Édouard Cointreau, o Masterchef francês Cyril Rouquet Prévost foi o responsável pelo cerimonial.
Em 2024, o Gourmand World Cookbook Awards contou com a participação de 221 países e regiões, com um total de 1.250 indicações. Desses, 750 livros representaram 152 países e regiões diferentes. Esses números demonstram a abrangência e a diversidade global do prêmio, que é considerado o maior evento internacional dedicado à cultura alimentar.
Em cerimônia realizada no Centro de Congressos de Estoril, Portugal, ocorrida em 19 de junho de 2025, o livro 200 anos 200 cachaças produzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com apoio do Instituto Brasileiro da Cachaça e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, por ocasião do Bicentenário da Independência do Brasil, recebeu o 1º lugar em duas categorias “Best Spirits Free Book in the World” e “Drinks History”.
Recebeu a premiação a Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA, e minha querida amiga, Andréia de Oliveira Gerk, editora e autora do livro, representando os demais editores e autores Milton Lima, Luiz Arkhan e Jairo Silva.
Andréia Gerk e Édouard Cointreau
No Gourmand Awards 2024 outros 3 livros brasileiros também foram indicados: Geografia do Vinho, Tania Maria Sausen, Marco Antonio Tontora Hansen, Antonio Pedro Coro (IDEFS) (Winte World Southern Hemisphere, 4º lugar); Gente, lugares, e vinhos do Brasil, Rogerio Dardeau, Ed. 2 (Mauad) (Wine Tourism Books America, 4º lugar); e ADEGA 2023, Guia de Vinhos (ADEGA) (Wine Guides Rest of the World, 4º lugar).
Já no Gourmand Awards 2025 foram mais ainda as premiações para publicações brasileiras: Vinho, Vinhedos, Enólogos, Enólogas, Valdiney C. Ferreira, Carlos R. Paviani (FGV Editora) (World Wine, 3º lugar); Gente, Lugares, e vinhos do Brasil, Vol. 2, Rogerio Dardeau (Mauad Editora) (Wine Guides, 1º lugar); A Volta ao Mundo em 80 Vinhos, Mike Veseth (Valentina) (Translation, 1º lugar); Wineries of Minas Gerais and Portugal, Clesio Barbosa, Patrícia Soutto Mayor Assumpção (Creare) English – Portuguese (Bilingual, 1º lugar; Food & Drink, 2º lugar); Destilados com Design, Miriam Gurgel, Agilson Gavioli (Senac) (Other Spirits, Except Asia, 1º lugar); Vinho e Colonização, Renato Pinto Venâncio (Editora Alameda) (Wine History World, 2º lugar); Produção de Vinhos Finos nos Trópicos, Edna Suely de Azevêdo (Dialética) (Wine & Climate, 2º lugar).
Na celebração dos 30 anos do Gourmand Awards, por terem sido destaque, também foram condecorados: Vinho é Saúde – 50 respostas para entender por que a bebida de Baco pode fazer bem, Jairo Monson de Souza Filho; Bordeaux e seus Grand Crus Classés – A História dos Melhores Vinhos do Mundo, Leonardo Liporone Baruki e Pratos da Boa Lembrança, Coleção Anésio Fassina.
São livros que mostram a riqueza da nossa cultura alimentar para o mundo.
Livre para download do livro
3 PERGUNTAS PARA ANDRÉIA DE OLIVEIRA GERK
Qual a importância deste prêmio para o segmento da nossa cachaça?
– O prêmio deve ser muito comemorado, uma vez que a CACHAÇA, bebida típica e tradicional do Brasil, ficou lado a lado com publicações sobre Conhaque, Rum, Pisco, Vinho e Raki e o livro foi muito elogiado, por sua concepção e também pelo fato de ser uma publicação gratuita.
Os profissionais de tantas nacionalidades (83) tiveram a oportunidade de degustar a cachaça?
– No evento, algumas cachaças presentes no livro puderam ser degustadas pelos participantes: Nobre (Cruz do Espírito Santo, PB), Germana (Nova União, MG), Pitangui (Pitangui, MG), Cavaco e Remedin (Brasília, DF), Companheira, Estância Moretti e Jamel (Jandaia do Sul, PR).
– Qual é momento da produção nacional de livros de gastronomia, bebidas e culinária?
A nossa produção literária na gastronomia é muito forte. Precisamos expandir os nossos horizontes fazendo cada vez mais livros bilíngues e trilíngues, também para falar da nossa bebida nacional, a CACHAÇA para outros futuros apreciadores e consumidores.
Agora vamos acrescentar a este lema do concurso o seguinte complemento “COZINHANDO E BEBENDO COM AS PALAVRAS”.
DEGUSTAR É APRENDER - EDUCANDO O PALADAR DAS CRIANÇAS Conversando com a Madame N…
O vinho da minha terra Minha terra tem palmeiras de buriti onde encanta a Syrah.…
Comer é lembrar, brindar é conectar: Os símbolos por trás de cada gole e mordida…
O vinho como patrimônio cultural da humanidade Reproduzo aqui, por concordar plenamente, o artigo da…
Hoje a Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa irá realizar a primeira degustação vertical, do…