CURSO DE VINHOS DA ABS-DF PARA DEFICIENTES VISUAIS
Curso com foco na acessibilidade sensorial e cognitiva. Oferecendo uma introdução ao mundo do vinho através de experiências táteis, olfativas, gustativas e até sonoras.
Venho há mais de 30 anos dando aulas em cursos sobre vinho, e tenho tido muitos alunos. Em um destes cursos recebi um participante deficiente visual, fiquei a aula toda incomodado por não o estar atendendo da forma adequada, uma vez que todas as informações eram expostas numa tela ou impressas em papel.
Nem sabia, na ocasião, que deveria descrever as imagens para sua compreensão. Quando, em outra ocasião, tive outro aluno deficiente visual minha satisfação em ensinar, herdada de uma família de mestres, me obrigou a buscar um modelo de aula voltado para os deficientes visuais para poder dividir com eles a minha paixão por vinhos.
Em 2018 conheci a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais – ABDV, e realizei uma primeira experiência com uma aula para um grupo de deficientes visuais, em parceria a Importadora Del Maipo, a chefe Leninha Camargo que cedeu o espaço e diversas comidinhas, Lu Alves que fez a Assessoria de Imprensa e ainda com a participação de diversos voluntários que nos auxiliaram na realização, tanto financeiramente como no apoio da logística da aula.
Agora, visando atender as pessoas diversamente hábeis, nós da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal, ABS-DF, ampliamos esta proposta e estamos com o Projeto VINHO INCUSIVO, em 3 etapas:
– DEFICIÊNCIA VISUAL – foco na acessibilidade sensorial e cognitiva. Oferecendo uma introdução ao mundo do vinho através de experiências táteis, olfativas, gustativas e até sonoras.
– DEFICIÊNCIA AUDITIVA – onde iremos priorizar recursos visuais, acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com uma linguagem escrita clara, com textos acessíveis para garantir compreensão e a participação plena e ativa em experiências sensoriais (olfativas, gustativas e táteis).
– PESSOAS COM DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO – o curso deverá ir além da acessibilidade física — ele precisará garantir autonomia, conforto, participação ativa e respeito à diversidade de mobilidade.
E iniciamos, pelos DV, o curso de vinhos de Nível-I, com cinco aulas, sempre com a degustação de três rótulos de vinho. Para os alunos indicados pela ABDV concedemos bolsas de estudo integrais.
Nossa intenção era realizar o curso com o mesmo conteúdo que adotamos normalmente, mas foram necessárias diversas adaptações no programa e na metodologia para garantir a inclusão dos participantes. As principais diferenças ficaram na ausência de foco nos aspectos visuais do vinho, e na realização de experiências táteis, olfativas, gustativas e até sonoras e no material distribuído.
As apostilas foram elaboradas em Braille para os que são leitores, em letras aumentadas para quem tem visão parcial e em PDF, que possibilita a leitura por aplicativos. Durante as aulas tivemos também uma pessoa especializada na descrição de imagens, até que nossos professores aprenderam a como fazer. E mais uma vez tivemos parceiros como a Importadora Del Maipo, inclusive com um vinho que possui o rótulo em Braille, o Petit Mayne, Pinot Noir francês. A Vinícola Marchese pelos vinhos e os voluntários que tanto contribuíram financeiramente como nos auxiliando durante as aulas.
Agora no dia 5 de junho teremos a aula de encerramento do curso e para comemorar receberemos o grupo de samba Nó Cego, composto exclusivamente por deficientes visuais.
Acreditamos que após nossos cursos mais adiantados, como o de Sommelier de Vinhos, seja possível se abrir um novo mercado de trabalho para este público, a exemplo do casal de deficientes visuais Núbia de Freitas e Thonnys Moraes, que criaram a “Avintura Vinhos Finos” em Belém do Pará.
DEGUSTAR É APRENDER - EDUCANDO O PALADAR DAS CRIANÇAS Conversando com a Madame N…
O vinho da minha terra Minha terra tem palmeiras de buriti onde encanta a Syrah.…
Comer é lembrar, brindar é conectar: Os símbolos por trás de cada gole e mordida…
O vinho como patrimônio cultural da humanidade Reproduzo aqui, por concordar plenamente, o artigo da…
Hoje a Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa irá realizar a primeira degustação vertical, do…
View Comments
Todos aprendem, inclusive você Sérgio , é uma troca gratificante . Parabéns.
Realmente, sei que é um lugar comum, mas, nós da ABS-DF, aprendemos muito mais que ensinamos durante este curso. Outras turmas virão neste nosso projeto do Vinho Inclusivo.