Categories: carnaval

A MAJA DESNUDA DE BOTAFOGO

Estava um pouco atrasado. Os amigos já estavam no restaurante do bar. Passava apressado, mas uma mesa na calçada me chamou uma rápida atenção. Nela uma moça, um pouco fora dos padrões estéticos usuais de beleza, sentava toda estirada e inclinada para trás. Se a mãe chegasse, com certeza diria, “senta direito menina!” Vestia um short mais justo que calça de cantor sertanejo. Na parte de cima do corpo apenas dois corações cobriam seus seios que apontavam para baixo.
Olhei, passei e esqueci. Não lembrei da cena no dia seguinte. Mas, no terceiro dia, acordei e lembrei. Sabem quando ainda não abrimos os olhos mas já estamos acordados? Me veio a cena, misturada com o quadro de Goya, a “Maja Desnuda”. A moça do bar era a Maja Desnuda de Botafogo.

 
O quadro “A Maja Desnuda” representa outro contexto histórico e cultural, foi criado entre 1797 e 1800. A nudez é apresentada dentro de um espaço privado e explora a sensualidade. Mas mesmo considerando todos os diferentes aspectos entre o ambiente histórico e o contemporâneo, vi muitas semelhanças nas duas cenas..
Não vi sensualidade naquela relativa nudez da moça na calçada, mas não por causa do corpo que a exibia, o que vi ali, naquela total tranquilidade na sua face, no seu ar completamente perdido nas recordações do bloquinho, no sorriso confiante e no relaxamento do seu corpo, foram as conquistas do empoderamento feminino, a autonomia para as mulheres reivindicarem seus corpos e sua sexualidade. Um exemplo de autoestima e autoaceitação, se aceitando e amando independente de seu peso, idade ou aparência.
Ao redor dela havia respeito e dignidade, e ela, na sua imersão na liberdade, nem percebia o impacto de suas ações.
Na imagem mental que guardei ela tomava vinho. Mesmo tendo certeza que era chope que estava na mesa. Mas se fosse vinho, teria de ser um Rioja, Espanha, região da pequena vila de Fuendetodos, onde nasceu Francisco de Goya (1746-1828), que também ficou conhecido por seu amor pelo vinho, que foi um tema recorrente em suas obras, com destaque para o “Triunfo de Baco” (1773-1774).
A Rioja é uma das principais regiões vinícolas da Espanha, conhecida por produzir vinhos de alta qualidade, especialmente tintos, baseados nas uvas Tempranillo, Garnacha e Mazuelo.

É comum que durante o carnaval haja uma suspensão da realidade, onde as regras e normas sociais são temporariamente relaxadas ou invertidas. Isso pode criar um ambiente de liberdade e expressão, onde as pessoas se sentem mais livres para serem elas mesmas e se divertirem.

A Maja Desnuda de Botafogo, participante da folia de Carnaval, era uma personificação da autoexpressão e da liberdade de celebrar, com chope ou com vinho, a diversidade de corpos, incluindo corpos fora do padrão estético hegemônico

sergiosvp

Share
Published by
sergiosvp
Tags: Rioja

Recent Posts

O VINHO NO IDIOMA PORTUGUÊS

O VINHO NO IDIOMA PORTUGUÊS Durante o Carnaval de 2025, no Rio de Janeiro, a…

5 dias ago

QUAL É A SUA HISTÓRIA SOBRE A COMIDA AFETIVA? – XVII – responde Mila Osório

Qual é a sua história sobre comida afetiva? Aqueles pratos da sua infância que vinham…

1 semana ago

Aplicação da Teoria das Peneiras na escolha de um vinho

Aplicação da Teoria das Peneiras na escolha de um vinho   Estão decretando o fim…

2 semanas ago

ALÔÔÔÔ COMUNIDADE! OLHA A UNIDOS DA TIJUCA AÍ GENTE!

ALÔÔÔÔ COMUNIDADE! OLHA A UNIDOS DA TIJUCA AÍ GENTE! "Logun-Edé – Santo Menino Que Velho…

4 semanas ago

QUAL É A SUA HISTÓRIA SOBRE A COMIDA AFETIVA? XVI – responde Lúcio Cruz

QUAL É A SUA HISTÓRIA SOBRE A COMIDA AFETIVA? XVI – responde Lúcio Cruz Qual…

4 semanas ago

Qual é nota do seu vinho? Recebeu quantas estrelas?

Qual é nota do seu vinho? Recebeu quantas estrelas?   Como podemos saber se um vinho…

1 mês ago