Todo mundo enxerga as cores e suas nuances da mesma forma?
Afinal, qual é a cor do mar do Tahiti?
A degustação do vinho se inicia pelo seu aspecto visual, sua cor, reflexos, brilho, matizes e profundidade. O vinho se revela para quem sabe olhar.
Mas esta transformação de um fóton luminoso em uma sensação de cor é igual para todos? Será que os nossos olhos distinguem os tons das cores de maneira igual? A reposta é simples, todos é muita gente! Assim, os degustadores, por diversos fatores, não enxergam obrigatoriamente as mesmas cores.
O sinal luminoso se transforma em uma informação consciente, que nos leva a podermos perceber milhares de nuances e intensidade de cores, mas, para esta percepção ser igual para duas pessoas seria necessário que ambos tivessem a mesma capacidade genética de enxergar cores.
Presenciei uma experiência informal desta diferença de percepção de uma cor. Fomos participar da cerimônia de um casamento realizado no Tahiti. Explico a realização de um evento tão longe, foi uma tentativa do noivo, o Senhor A.B., em escapar do compromisso. Não funcionou. Parecia até que ele não conhecia a determinação da Madame A.C. O matrimônio, numa cerimônia típica da Polinésia, conduzida por um tahu’a (sumo sacerdote polinésio), foi no atol de Rangiroa.
Éramos uns 10 ou 12 casais, e no casamento de noivos mais …, digamos, mais experiente, ambos já do tipo do meio-dia para a tarde, os convidados vão junto para a lua de mel. E, em um passeio de barco, surgiu a dúvida, o mar era azul ou verde? Para todas as mulheres era azul, para todos os homens era verde.
Então, homens e mulheres enxergam as cores de maneira diferente? Por um átimo de instantes eu quase, eu disse, quase! Então, quase que imaginei que este meu questionamento era original, pura ignorância, logo descobri que até os antigos filósofos gregos já elocubravam sobre este tema.
Sim, homens e mulheres percebem as cores de maneira diferente. Para as mulheres as cores mais quentes se revelam mais e ainda distinguem melhor os tons de vermelho, enquanto os homens notam melhor os pequenos detalhes e objetos em movimento de grande velocidade. Qual a explicação? Muitos cientistas atribuem esta diferença à testosterona.
O principal é que isto não afeta a percepção intelectual, que se dá de maneira semelhante para ambos os sexos. Pensando na degustação de vinhos, esta avaliação ainda se baseará em diversos outros fatores como o nível de conhecimento, gostos pessoais, memória e o estado de saúde do degustador naquele momento.
Esta confusão cromática acontecia também quanto à cor dos olhos de Madame E., quando muitos elogiavam o azul do seu olhar, que sempre foi tão verde como o mar do Tahiti.
5ª. edição da Wine South America Por conta da catástrofe provocada pela tragédia climática…
A CIÊNCIA POR TRÁS DE UM CHOPE BEM TIRADO Quando pedimos um chope, em bom…
QUEM NASCEU PRIMEIRO – O BARRIL DE CHOPE OU A GARRAFA DE CERVEJA? …
Caixas de cerveja ou bolachas de chope? Pouco depois que eu conheci a Madame E.…
O cheiro da chuva Finalmente choveu, da janela do meu escritório vem o cheiro de…
Pretendo criar a expressão "vizinho de Beethoven" O vizinho de Beethoven Moro…
View Comments
Adorei! Os olhos eram verdes e o mar do Tahiti azul turquesa
Sim, amigo Sérgio. Belos olhos verdes....Assim como o mar do Tahiti.