O relatório da Anatel sobre os serviços prestados pela operadora TIM apontou que o desligamento do Plano Infinity é quatro vezes superior ao dos planos não Infinity. O documento mostrou que em um único dia, pelo menos 8 milhões de usuários em todo o país foram prejudicados.
Segundo o texto da agência divulgado na ação do Ministério Público do Paraná “existe um acréscimo de 300% de quedas das chamadas provenientes de tarifação por ligação em comparação às por tarifação por minuto”. O documento comprova ainda que os usuários que tiveram as ligações interrompidas pela rede fizeram nova ligação para concluir a anterior interrompida, dessa forma, gastavam mais uma ligação.
Para a Anatel, os desligamentos não têm explicação.”Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos entre duas modalidades de planos”, diz o relatório.
A Anatel fiscalizou as ligações efetuadas entre 5 de março e 25 de maio deste ano. O relatório foi entregue ao Ministério Público do Paraná e ainda está em fase de tramitação na agência.
De posse das informações, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba do MP do Paraná entrou hoje com uma ação coletiva contra a TIM Celular S.A pedindo à Justiça o cumprimento imediato das metas de qualidade, proibição de vendas de novos contratos e indenização em dobro dos valores cobrados indevidamente. As medidas, se acatadas, valerão no estado do Paraná.
A TIM, por meio de assessoria de imprensa, informou que ainda não irá se pronunciar sobre o assunto.