Além do número recorde de queixas registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – que levou a proibição da venda de chips em todos os estados brasileiros a partir de hoje- o serviço de telefonia celular também é o mais reclamado nos Procons brasileiros.
Somente no primeiro semestre deste ano foram 78 mil atendimentos em todo o país, o que coloca o setor em primeiro lugar. Cartão de crédito, bancos e telefonia fixa seguem em 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente.
A principal queixa da telefonia móvel refere-se as questões relacionadas a cobrança indevida: 43.220 pessoas mostraram-se insatisfeitas, o que corresponde a quase 55% das reclamações. Em seguida, vem problemas com contrato (11,28%) e os relacionados à qualidade do serviço (6,94%).
A empresa Claro segue em 1º lugar entre as mais demandadas pelos Procons, com 37,56% das queixas. Em seguida vem Vivo (15,19%), TIM (14,55%) e Oi (14,44%).
As informações foram reunidas pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, que integra 396 Procons localizados em 214 cidades brasileiras. Esses Procons atendem uma média mensal de 150 mil consumidores.