Reclamações crescem pouco no Brasil e caem no Distrito Federal

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A quantidade de atendimentos registrados nos Procons de todo o Brasil cresceu apenas 0,3% em 2014 em comparação com 2013. No Distrito Federal  a queda foi de 25,4% no número de consumidores que chegaram às unidades do Procon local.

No Brasil, 2.490.769 atendimentos foram realizados, sendo 62,7% reclamações e denúncias e 37,3% de consultas e orientações. A média mensal é de 206 mil consumidores atendidos.

No DF, a tendência de queda vem sendo observada nos últimos três anos, sendo mais acentuada no ano passado. Em 2014, 143.404 atendimentos foram realizados, no exercício anterior, 192.235.

Para o diretor-geral do Procon do Distrito Federal, Paulo Márcio, a diminuição da quantidade de atendimentos deve-se ao fato de que o consumidor tem mais ferramentas na internet para tentar resolver o problema. “Alternativas como o consumidor.gov do Ministério da Justiça fizeram com que o consumidor tivesse outras formas de atendimento, além do presencial e do 151”, explica. A triagem mais elaborada na identificação dos problemas dos consumidores, entre o que é ou não é questão consumerista também contribuiu para a diminuição de atendimentos.

Campeã de reclamações

A telefonia lidera as queixas dos consumidores, entre as 10 empresas mais demandadas, seis são telefônicas. No Brasil, a telefonia fixa é a campeã de reclamações, com 9,8% dos atendimentos, em seguida, vem a celular, com 9,5%. A Oi é a campeã: 196.377 clientes procuraram os Procons para resolver problemas de atendimento. Em seguida, vem a Vivo, e, na sequência, a Claro. O Itaú aparece em 4º, o Bradesco, em 5º.

No DF, a telefonia também lidera as queixas, mas em primeiro lugar, vem a celular, em seguida, a TV por assinatura. Entre os fornecedores, Oi, Claro e Sky são as mais demandadas. “Banco e telefonia são responsáveis por um terço do nosso atendimento. Vamos continuar a nossa fiscalização”, comenta Paulo Márcio, do Procon-DF.

Ranking brasileiro de empresas mais demandadas:

1ª Oi 196.377

2ª Vivo 111.778

3ª Claro 110.339

4ª Itaú 81.537

5ª Bradesco 73.552

6ª Sky 67.343

7ª Tim 52.374

8ª Ponto Frio 50.585

9ª Caixa 36.298

10ª Net 34.876