A Proteste Associação de Consumidores procurou o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e os Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro para que essas entidades tomem providências em relação a propaganda do Guaraná Antarctica Black, lançada no mês passado. Segundo a entidade, a publicidade é enganosa porque anuncia a bebida como uma mistura do tradicional refrigerante com o “sabor do açaí”, porém, não tem a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo.
A Proteste pede que o Conar recomende a realização de contrapropaganda pela empresa. Aos Procons, a associação solicita que os órgãos exijam alterações da rotulagem e das campanhas publicitárias do produto, retirando-se qualquer menção à “Açaí” e “Frutas da Amazônia”, inclusive na enganosa forma “sabor de açaí”.
Na lata à venda pelo país, o produto é descrito como “Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí”. São listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.
Em resposta, a Ambev, companhia responsável pelo Guaraná Antarctica, informa que está acompanhando a avaliação do Conar e do Procon e segue à disposição para quaisquer esclarecimentos. A empresa afirma que o novo Guaraná Antarctica Black traz em sua formulação o aroma natural de açaí. A informação aparece no rótulo como “aromatizante”, seguindo as normas legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).