A Proteste Associação de Consumidores testou 10 marcas de chapinhas de cerâmica e, segundo a entidade todas foram aprovadas no quesito segurança elétrica. A última vez que a Proteste avaliou o produto, em 2009, apenas uma prancha foi aprovada. As demais ofereciam risco de choque ou de queimaduras.
Foram testadas as marcas Arno Liss & Style for Elite, Philips HP8310, Cadence Chiaro PRO, Gama Too Chic, Mallory Argan Liss, Taiff Red Ion, NKS Estrelas TS637, Britânia Aqua Plus, Mondial Tourmaline ION P03 e Lizz Passione.
Em relação ao tempo de espera para a chapinha aquecer a diferença entre as marcas foi muito grande. As mais lentas foram a Britânia e a Lizz, que levaram sete minutos para esquentar. As mais rápidas foram Gama e Philips 30 segundos.
Na avaliação de temperatura máxima a Taiff, Lizz e Mondial tiveram o pior desempenho, chegando à 200ºC. Lembrando que quanto mais calor o aparelho emitir, mais fácil é o alisamento. A Arno teve o melhor desempenho, 230º.
No item usabilidade, os principais problemas relatados foram o agarrar nos fios, dificuldades para segurar e para abrir e fechar. Arno, Mondial e Taiff foram consideradas boas. Philips, Cadence, Gama e Mallory foram consideradas aceitáveis.
As chapinhas da Taiff e Lizz não apresentavam o botão de liga/desliga. E apenas três delas oferecem botões que permitem regular a temperatura: Arno, Cadence e Britânia.