A estudante de comunicação, Evelyn Santos, 19 anos, reclama da inconveniência da prestadora de serviços de celular Claro ao usar números que não a identifica nas ligações. “Eles ligam para o meu celular oferecendo promoções a partir de telefones que não conheço. Eu atendo achando que é alguém querendo falar algo sério. Mas, na verdade, é a Claro. A empresa […]
Banco coloca opção crédito em cartão de débito sem a autorização da cliente
A consumidora Patrícia Rodrigues, 20 anos, passa por constantes dores de cabeça quando precisa tratar com a instituição financeira na qual mantém sua conta. Segundo a leitora, em outubro do ano passado, o banco Bradesco liberou a opção de crédito em seu cartão de débito. O problema é que, desde o primeiro momento, ela deixou claro que não queria vínculo […]
Como escolher o seguro condominial adequado e evitar dores de cabeça em casos de desastre
Apesar de ser obrigatório, moradores e síndicos devem estar atentos para as diferenças entre os tipos de cobertura Por Renata Nagashima* Acidentes podem ocorrer a qualquer momento. Por isso, é importante estar prevenido. Entre os seguros possíveis de serem contratados, há os destinados a condomínios. Entretanto, na hora de contratar, é preciso estar atento aos detalhes para não cair em […]
Indústria do Distrito Federal tem prejuízos com a crise hídrica
Por Flávia Maia e Walder Galvão O racionamento de água vem causando prejuízos à indústria do Distrito Federal. Praticamente metade das 5.530 fábricas instaladas na capital do Brasil utilizam o líquido em sua produção. Dessas, 42,4% alegam que tiveram a produção prejudicada nas mais diversas escalas, a depender da necessidade do insumo na atividade fabril. A expectativa é que a […]
A estudante Ana Clara Almeida, 24 anos, moradora de Águas Claras, critica a atuação da empresa Vivara. Segundo ela, a joalheria passou informação errada sobre um desconto de peças. A leitora informa que a empresa enviou e-mails para as pessoas cadastradas no sistema da loja, divulgando que as peças da coleção Life estavam com até 70% de desconto. “Quando […]
Consumidora tem dificuldade para cancelar o serviço de telefone e denuncia venda casada
A aposentada Ana Maria de Lima, 71 anos, moradora do Guará, reclama que está tentando cancelar o serviço de telefone oferecido pela empresa de telefonia e ficar somente com a internet, porém, a Oi não atende à sua solicitação. De acordo com a leitora, a empresa não efetua o cancelamento sob a alegação de que a consumidora só pode ter […]
Novas regras para contratação de planos empresariais não protegem o consumidor, afirma Idec
Na tentativa de diminuir as fraudes nas contratações de serviços de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na semana passada novas regras para a contratação de plano coletivo empresarial por microempreendedor individual e donos de pequenos negócios. Entretanto, na análise de uma das principais associações de defesa do consumidor do Brasil, o Instituto Brasileiro de Defesa […]
Os especialistas acreditam que até as páginas consideradas confiáveis estão suscetíveis aos perigos da internet Por Augusto Fernandes, especial para o Correio A cada dia, as compras pela internet crescem em todo o país. Segundo informações do Consumo On-line no Brasil, pesquisa divulgada pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre junho de 2016 e junho […]
MPDFT pede explicações a Uber sobre vazamento de dados de clientes
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou a Uber explicações sobre o vazamento de dados de 57 milhões de contas de motoristas e clientes por meio do aplicativo, ocorrido no fim de 2017. Para o Ministério Público, faltam esclarecimentos sobre o possível comprometimento de dados pessoais de usuários brasileiros. Caso a empresa confirme a exposição de informações de motoristas e […]
A moradora de Águas Claras Eliane Martins, 34 anos, criticou a demora na fila do cinema Kinoplex do Park Shopping. Segundo Eliane, nos caixas do cinema, só havia duas pessoas atendendo, sendo um preferencial. “Eu estava com três crianças e tive que esperar mais de 30 minutos para conseguir comprar o ingresso do cinema. Estamos em período de férias […]