A partir de hoje, quem comprar um eletrodoméstico ou um móvel pode pagar mais caro. As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desse tipo de bem voltam a subir, mas ficarão inferiores às taxas que vigoravam antes da desoneração feita pelo governo no fim de 2011. Os fabricantes dizem que têm, por duas semanas, estoque suficiente para não repassar […]
A pequena Isabel Saldanha, 4 anos, já escolheu o seu presente de Dia das Crianças: quer uma boneca estilo bebezão. A mãe, Nicia Saldanha, 47, resolveu dar, levou Isabel até a loja de brinquedos no shopping para escolherem juntas. Entra o mês de outubro e a garotada tem na ponta da língua o esperado presente. Embora seja difícil resistir […]
Com o início de pré-venda dos ingressos da Copa do Mundo no Brasil, a atenção para compra de ingressos deve ser redobrada. Isso porque algumas regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a aquisição das entradas nos jogos são diferentes das determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outras legislações de proteção. Dessa forma, o torcedor […]
TIM e Net pagarão R$ 4,5 milhões por desrespeito ao consumidor
Mais uma vez a pouca qualidade do serviço de telefonia e de internet foi alvo de punição dos órgãos de defesa do consumidor. O Procon-DF multou a TIM e a Net no valor de R$ 4,5 milhões. A TIM terá que pagar R$ 3,68 milhões e a Net, R$ 685,4 mil. As empresas ainda podem entrar com recurso contra a […]
A operadora Claro foi multada em R$ 30 milhões pelo descumprimento da chamada Lei do Call Center (decreto nº 6523/08). A sentença é da 3ª Vara Federal do Distrito Federal, que atendeu a ação civil pública movida pela Advocacia Geral da União (AGU) em conjunto com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, composto por diversos órgãos, como Procons de […]
Banco do Brasil é multado em R$ 160 mil por tempo de espera em filas
Embora a internet tenha se tornado o principal canal de atendimento do consumidor bancário, ainda existem situações que é preciso ir à agência. É aí que começa a dor de cabeça do consumidor. Mesmo com resolução da Federação Brasileira de Bancos de determinar o tempo máximo de 30 a 40 minutos de espera, e, no caso do Distrito Federal, com […]
As consumidoras que compraram absorventes internos com aplicador Intimus e Intimus Evolution, nos tamanhos mini, médio e super, devem procurar a empresa Kimberly-Clark para trocar o produto ou pedir o reembolso. No comunicado de recall, a empresa informa que o aplicador do absorvente apresenta, em alguns casos, as pétalas da extremidade abertas, o que pode causar desconforto ou dor durante […]
Todos os dias são lançadas novas tecnologias voltadas para o e-commerce. Os empresários, entretanto, não investem o suficiente em lojas virtuais. Com isso, a insegurança do consumidor em relação ao armazenamento de dados bancários é intensificada. Muitos ainda ficam com um pé atrás na hora de realizar compras on-line. Pesquisa divulgada no ano passado pela Clearsale, empresa líder na autenticação […]
Gol muda regras do Programa Smiles e Procon-SP pede explicações
A partir do dia 10 de outubro, as regras de pontuação do programa de fidelidade Smiles vão sofrer alterações. Os consumidores já estão recebendo em suas caixas de entrada de e-mail o comunicado com as futuras mudanças. Pelas novas regras, muitos consumidores vão sair perdendo. Um dos aspectos é o fato de a passagem promocional não pontuar mais. Além disso, […]
Procon-DF vai apurar se mais consumidores sofreram estelionato
Em plena semana de comemorações do aniversário do Código de Defesa do Consumidor, um funcionário do Procon do Distrito Federal ameaçou colocar em xeque a credibilidade do órgão junto aos consumidores. Os Procons locais são as principais vitórias da legislação de proteção. O servidor comissionado Felipe Masson Loureiro dos Reis foi preso na noite de ontem em flagrante suspeito de […]