Em contrapartida do resultado brasileiro, economia do Distrito Federal fecha 2017 em retração
A economia do Distrito Federal encerrou 2017 em situação mais crítica do que em 2016. A queda foi de 0,3%, segundo o dados do Índice de Desempenho Econômico do DF, feitos pela Companhia de Planejamento (Codeplan) e divulgados nesta quarta-feira (14/3). O desempenho local nadou contra a corrente do resultado brasileiro, que teve um pequeno crescimento de 1% no Produto […]
Consumidor acusa concessionária de cobrar preço abusivo por conserto de carro
O consumidor Hélio Campagnucio, 62 anos, morador da Asa Sul, conta que recentemente levou o veículo Etios Sedan, após contato com a Toyota, na concessionária Kyoto, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), para verificar um problema no acionamento dos vidros elétricos do veículo e no ar-condicionado, que não funcionava bem. O aposentado alega que a concessionária diagnosticou um problema […]
O consumidor Lucena Lima, 65 anos, morador do Lago Sul, aponta que a companhia Vivo o convenceu a instalar um equipamento em casa para teste grátis por sete dias. A promessa era de que o usuário teria internet com velocidade de 50 MB, ligações de telefone fixo ilimitadas para qualquer fixo do Brasil de qualquer operadora, pacote de TV super […]
Caesb faz operação em caixa’água e desliga sistema da Secretaria de Fazenda
Técnicos da estatal desativaram as torres de transmissão da Fazenda erroneamente; serviços estão suspensos em agências de atendimento O atendimento nas agências da receita de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia e Gama e no posto de fiscalização tributária da BR-060 está interrompido desde a manhã desta segunda-feira (8/3). A causa da suspensão do serviço é um tanto quanto inusitada: ele parou após […]
A empresa não agiu de forma correta? Veja o que fazer para não perder a razão
Para reclamar, evite ser desrespeitoso com a empresa e seus funcionários Por Renata Nagashima* A insatisfação com serviços mal prestados e a demora em obter resposta nas centrais de atendimento são os motivos que mais levam os consumidores a procurar alternativas, seja nas redes sociais, seja em sites de opinião e sugestões, para expor a insatisfação com a empresa que […]
Cliente paga fatura de celular por boleto, mas linha é bloqueada
O consumidor Wilson Luis Esteves Albuquerque, morador da Asa Sul, contou que recebe o código de barras para pagar a conta de celular da TIM por SMS. Porém, após sua linha ser bloqueada pelo não pagamento da conta, ele quitou o débito assim que recebeu o boleto, mas a linha continuou bloqueada, sem a empresa reconhecer o pagamento da conta. […]
Empresa de telefonia não devolve cobrança indevida, nem instala equipamentos
Telma de Castro, 63 anos, moradora da Asa Norte conta que, em 25 de setembro de 2017, solicitou a suspensão do contrato com a empresa NET pelo prazo estimado de dois meses, em razão de reforma no apartamento onde mora. “A suspensão foi feita de imediato e aí começaram os meus problemas. Os serviços foram suspensos, mas a cobrança foi […]
Por Renata Nagashima e Verônica Holanda Em busca da aparência desejada, é comum as pessoas lançarem mão dos mais diversos recursos. O Brasil é um dos países com a maior quantidade de procedimentos cirúrgicos do mundo. Por isso, quando a vaidade leva às mesas de cirurgia, no entanto, é necessário ficar atento a todos os detalhes, principalmente sobre os riscos […]
Queda na inadimplência, foco em eficiência e investimento em tecnologia foram os principais motores dos resultados O Banco de Brasília (BRB) divulga na noite desta segunda-feira (5/3) o resultado anual de 2017. Na cerimônia estão presentes funcionários e acionistas. O balanço mostra que a instituição financeira teve lucro de R$ 260 milhões – o valor é 29,6% superior ao registrado […]
Perdeu a comanda? Não se preocupe: a responsabilidade é da empresa
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), imputar multa por extravio é ilegal e abusivo Por Renata Nagashima* e Isabela Nóbrega* É comum encontrar em comandas de bares e restaurantes ou em bilhetes de estacionamento que a perda do documento gera cobrança de multa. O aviso costuma ser adotado pela maioria dos estabelecimentos que utilizam mecanismos para […]