É preciso fiscalização para regulamento da telefonia ser obedecido, afirmam entidades de defesa do consumidor

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

O excesso de reclamações dos consumidores brasileiros contra os serviços de telecomunicações, que inclui telefonia fixa e móvel, internet e tevê por assinatura, pressionou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a regular alguns itens que aumentavam a tensão entre clientes e operadoras. Muitas das questões expostas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações eram brigas antigas de […]

Atenção com o estorno do cartão de crédito

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

                                            Receber um estorno no cartão de crédito faz parte do dia a dia do consumidor. Seja por uma cobrança indevida da operadora de cartão ou de uma loja, seja por causa da devolução de uma mercadoria adquirida via e-commerce. O certo é que o cliente precisa ficar atento às regras desse tipo de operação. Para começar, o consumidor precisa […]

Ministério da Justiça multa três empresas por não cumprimento de recall

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

As automotivas Chrysler e BRP Brasil e a alimentícia Unilever foram multadas, ao todo, em R$ 3,59 milhões por não terem cumprido as regras de recall para produtos com defeito. A penalidade foi aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. A Chrysler recebeu a maior multa, R$ 1,96 milhão. A empresa até chamou o recall de […]

Anatel diminui preço da telefonia fixa a partir de março

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a nova tabela de preços da telefonia fixa brasileira que começa a valer a partir de março deste ano. Pelos novos preços anunciados pela agência, o consumidor pode esperar queda no preço da fatura mensal. Segundo a Anatel, os preços das ligações locais de fixo para celular vão custar R$ 0,39 – redução […]

Novas regras da telefonia começam a valer, entre elas, o cancelamento automático do serviço

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações aprovou ontem o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor. Entre as principais mudanças está o cancelamento automático do serviço, a validade mínima de 30 dias para créditos pré-pagos e a universalização das promoções. >> Confira abaixo as principais mudanças: 1) Cancelamento automático: o consumidor não precisa mais falar com um atendente da […]

Correção no cálculo da tarifa de energia elétrica será votada essa semana na Câmara

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Um erro no cálculo de reajuste tarifário que beneficiou as distribuidoras de energia elétrica entre 2002 e 2009 pode devolver aos consumidores R$ 12 bilhões, segundo cálculos da Proteste Associação de Consumidores. O dinheiro pode voltar para os consumidores depois da votação na Câmara dos Deputados do Projeto de Decreto Legislativo previsto esta semana. Os parlamentares vão votar a validade […]

Menos da metade dos consumidores resgataram o Nota Legal

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Apenas 41,8% dos contribuintes aptos a receber Nota Legal resgataram os créditos para desconto nos impostos. Segundo informações da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF), dos 830 mil consumidores cadastrados, apenas 347 mil usaram o valor para abatimento no IPVA e no IPTU. Da quantia disponível, somente 36,9% dos R$ 213 milhões foram utilizados, totalizando R$ 78,6 milhões. Em […]