O site de compras sumiu. A página é falsa. O que fazer?

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Um em cada quatro brasileiros fazem compra pela internet – são 51,3 milhões de consumidores adquirindo algum produto em lojas virtuais. Apenas no ano passado, 9,1 milhões de pessoas compraram pela primeira vez no comércio eletrônico, segundo dados do E-bit, empresa especializada em informações do e-commerce brasileiro. Hoje, a internet já movimenta 2,5% do Produto Interno Bruto do país, a […]

Senado adia votação de modernização do Código de Defesa do Consumidor

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A Comissão de Modernização do Código de Defesa do Consumidor no Senado adiou para a próxima quarta-feira a votação dos três projetos de lei que serão acrescidos à atual legislação. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) pediu vistas, o que foi aceito pelo presidente da comissão, Senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). De última hora, a comissão incluiu no texto a matéria sobre […]

Banco Central edita resolução de microcrédito para deficientes

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Possuir um imóvel adaptado, com rampas, elevadores, portais maiores e barras nos banheiros é o desejo de deficientes físicos e familiares. Porém, o preço da acessibilidade ainda é salgado. Por isso, o Banco Central do Brasil publicou a resolução 4.310/2014 que determina o microcrédito de até R$ 30 mil para a reforma de residências a juros bem abaixo do mercado, […]

Varejo lidera reclamações fundamentadas no Procon do Distrito Federal

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

As empresas dos segmentos de varejo, telefonia e comércio eletrônico e os bancos lideram mais uma vez o ranking de reclamações fundamentadas do Procon do Distrito Federal. Das dez empresas mais reclamadas, seis estavam no ranking em 2012 e continuaram em 2013, apenas com mudança de posição. No ranking das mais reclamadas em 2013, a Ricardo Eletro aparece em primeiro […]

ANS amplia mediação de conflitos

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai ampliar, a partir de quarta-feira, os casos passíveis de mediação de conflito entre consumidores e operadoras de planos de saúde. Significa que, além das dificuldades de cobertura, negativas de atendimento e problemas com o agendamento, a agência vai intermediar também queixas chamadas de não assistenciais, como as de contrato e reajustes irregulares. […]

Proteste entra na justiça contra operadoras de celular

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A Proteste Associação de Consumidores ingressou hoje, em Brasília, com ações coletivas contra as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. As ações fazem parte da campanha: “Em busca do 3G perdido” que teve 43 mil assinaturas. A Proteste pede que as operadoras ofereçam a conexão contratada com qualidade, sob pena de pagamento de multas. Solicita também indenização por danos morais […]

Pesquisa do Idec reafirma dificuldades das operadoras em respeitar os direitos dos consumidores

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) fez um levantamento com as quatro principais operadoras de telefonia móvel do país – TIM, Claro, Vivo e Oi – e mostrou que as empresas têm dificuldades em cumprir os direitos dos clientes de planos pré-pagos, que corresponde a 77,9% do mercado de celulares no Brasil – 212.293.343 linhas. Segundo a pesquisa, […]

Queixas contra bancos crescem 76%

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Os serviços bancários ainda estão longe de agradar o consumidor. Prova disso é que as reclamações contra o segmento não param de crescer. Segundo dados do Banco Central do Brasil (Bacen), as queixas contra as instituições financeiras aumentaram 76% entre 2012 e 2013. E, pelos primeiros números deste ano, a tendência é a manutenção de índices altos. Na comparação de […]

Consumers Internacional divulga carta de apoio aos poupadores prejudicados na década de 1980

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Os consumidores brasileiros receberam um importante apoio internacional na briga para rever as diferenças da poupança na década de 1980. A Consumers International, federação que reúne mais de 240 organizações de defesa do consumidor, em 120 países, divulgou hoje uma carta em apoio aos brasileiros que perderam dinheiro com a poupança  decorrentes dos planos Bresser, Verão e Collor. O julgamento […]