Regulamentação de direito de arrependimento em passagens aéreas precisa de mais debate, afirmam especialistas

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Devem ser votados amanhã no plenário do Senado Federal os projetos de lei que modificam o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Essa é a primeira mudança na lei após 24 anos de existência. Um dos itens mais polêmicos entre as associações de consumidores, entidades civis e representantes das empresas é que o texto a ser votado dá à Agência […]

4G, nova tecnologia, nova explicação sobre queixas de consumidores

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Após diversas reclamações de usuários nas redes sociais sobre o serviço 4G, o Procon de São Paulo resolveu agir e notificou a Claro, TIM, Oi e Vivo para prestarem esclarecimentos. As empresas terão que esclarecer quais os modelos de celulares, tablets e modens são compatíveis com a tecnologia, se os aparelhos estão homologados na Anatel, se a tecnologia é extensível […]

Justiça condena Casas Bahia por venda casada

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A prática das Casas Bahia de embutir seguros na venda de móveis e eletroeletrônicos está incomodando órgãos de defesa do consumidor e a Justiça. No último dia 9, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, instaurou processo administrativo contra a varejista e outras três lojas do segmento – Ricardo Eletro, Magazine Luiza e Ponto Frio, sendo […]

Número de tentativas de fraudes cresce no Brasil, saiba como se proteger

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A cada 17,2 segundos um estelionatário tentou comenter um golpe usando dados pessoais de outra pessoa. Foram 155.399 tentativas de fraude somente em março deste ano, segundo dados da Serasa Experian. Uma alta de 1,6%  na comparação com o mês anterior. São criminosos que usam da falsidade ideológica para obter créditos ou adquirir crediários e não pagar. A telefonia foi […]

Jaguar comunica recall

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A Jaguar convocou hoje os proprietários dos veículos Jaguar modelo XF (modelos 2013 e 2014) a comparecerem a uma concessionária autorizada para inspeção e fixação da abraçadeira no tubo flexível em se necessário, reposicionamento e fixação correta. A empresa comunica que durante a montagem a abraçadeira de um dos tubos flexíveis pode não ter sido posicionada corretamente. Nestas condições, o […]

Empresas ainda não cumprem a Lei do SAC

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

O decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor, conhecido como a Lei do SAC, vai completar seis anos em julho deste ano sem comemorar avanços expressivos. Tentar resolver um problema com a empresa pelo telefone ainda é uma via-crúcis para os clientes. São inúmeros protocolos, dificuldades para falar com os atendentes para, na maioria das vezes, o conflito não ser […]

Cuidados com as garantias no contrato de aluguel

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Para fechar um contrato de aluguel, o inquilino precisa apresentar garantias ao locador. No Brasil, a modalidade mais comum é o fiador. Mas é possível contratar outras opções como o seguro-fiança e o depósito caução. Duas modalidades que tem crescido no Distrito Federal por causa da alta demanda de aluguéis de moradores vindos de outros estados que não possuem fiadores […]

Recall Toyota Hilux

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Proprietários de veículos Hilux, Hilux SWA e RAV4 produzidos entre junho de 2005 a março de 2010 devem procurar uma autorizada da montadora Toyota para a inspeção e, se necessário, a substituição do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag. A Toyota comunicou que foi detectada uma falha no componente de conexão entre o comando do sistema de airbag […]

Senacon instaura processo contra varejistas por práticas ilegais de venda

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

As maiores varejistas do Brasil estão na mira da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça. O órgão instarou processos administrativos contra a Magazine Luiza, o Ricardo Eletro, as Casas Bahia e o Ponto Frio. As empresas têm dez dias para apresentar a defesa e, caso condenadas, podem pagar multa de até R$ 7 milhões. A rede […]