O que fazer quando a assistência técnica não resolve o problema
O serviço de assistência técnica virou uma dor de cabeça para o consumidor. Independentemente do conserto ser feito em uma autorizada ou para um produto ainda na garantia, o cliente precisa lidar com os mais diversos problemas: do não cumprimento do prazo, à instalação de peça não original e até mesmo a negativa de execução ou de reparo. O resultado […]
Veja algumas dicas para evitar problemas na compra do presente do Dia dos Pais
No próximo domingo é Dia dos Pais. A expectativa do comércio é que as vendas cresçam em 9,47%, segundo dados da Federação do Comércio do Distrito Federal. A pesquisa mostrou também que as roupas (40,7%), perfumes (19%) e os calçados (13,1%) são os preferidos dos filhos. O preço médio do presente deve ser R$ 169,89. Para a data festiva […]
Os consumidores que têm plano de saúde individual podem preparar o bolso. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou reajustes acima da inflação (6,52%). Os índices de aumento variam de 9,65% a 10,79%. As porcentagens foram divulgadas hoje pela agência. A Sul América, Bradesco e Itauseg foram autorizadas a aplicar um índice de até 10,79% entre julho de 2014 […]
Um consumidor precisou recorrer à Justiça pelo direito de escolher de qual maneira gostaria que um produto com defeito fosse substituído. Embora a legislação de defesa deixe a critério do cliente o que fazer em caso de problemas constatados dentro de três meses, as empresas brasileiras têm dificuldade de cumprir o que determina a norma e querem impor como será […]
Telefonia lidera queixas na Proteste Associação de Consumidores
Das dez empresas mais reclamadas na Proteste Associação de Consumidores, sete são de telefonia. Oi, Vivo, Samsung, Claro, SKY, Net, TIM lideram, nesta sequência, as queixas de clientes que precisaram de atendimento jurídico fornecido pela associação somente no primeiro semestre de 2014. As principais queixas são: produto ou serviço não adequado (30%), descumprimento da oferta (17%), atraso (10%) e […]
Secretaria de Fazenda disponibiliza renegociação de dívidas pela internet
Contribuintes do Distrito Federal não precisam ir até uma agência da Secretaria de Fazenda (SEF-DF) para parcelar dívidas em aberto. A partir desta semana, os inscritos na dívida ativa poderão negociar débitos vencidos até 31 de dezembro de 2013. Os débitos de 2014 ainda não podem ser parcelados pela internet. A novidade vale apenas para a pessoa física, e, durante […]
Pacotes bancários não respeitam direitos básicos dos consumidores
Adquirir um pacote bancário exige atenção redobrada do consumidor. Sem regras claras, os clientes quase sempre contratam o serviço sem entender direito quais são os benefícios e os cálculos das tarifas pagas. O resultado da falta de informação é o segmento financeiro como um dos líderes de queixas nos Procons. Somente no Distrito Federal, bancos e financeiras corresponderam, nos últimos […]
Oi é multada em R$ 3,5 milhões por violação do direito de privacidade
A Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, multou em R$ 3,5 milhões a empresa Oi. A penalidade foi publicada no Diário Oficial da União na edição desta quarta-feira (23/7). O motivo seria a violação de privacidade dos consumidores. O processo administrativo foi instaurado em 2010 e mostrou que a Oi não comunicou aos seus clientes que a […]
Mais 18 sites de compras foram acrescentados na lista negra do Procon de São Paulo. O motivo da inclusão destas páginas foi a não entrega de produtos vendidos para os clientes. Segundo o Procon, as empresas incluídas foram notificadas, porém, não responderam. Alguns sites sequer foram localizadas pelo órgão de defesa, mesmo com rastreamento na Junta Comercial, Receita Federal e […]
Cuidados ao comprar passagens de companhias aéreas estrangeiras
Com o incremento de turistas brasileiros no exterior, as companhias aéreas estrangeiras aumentaram a participação no Brasil. Segundo dados do Ministério do Turismo, a quantidade de turistas viajando para destinos estrangeiros dobrou nos últimos dez anos – saltou de 2,6 milhões em 2003 para 5,67 milhões em 2012. Para atender esta demanda, mais empresas começaram a operar o país. […]