O Procon de São Paulo elaborou algumas recomendações para os pais que pretendem contratar o serviço de transporte escolar no próximo período letivo.
Uma das orientações é pegar referências da empresa e do motorista com outros clientes. A consulta na própria escola e nos sindicatos da categoria podem ajudar. O veículo e o motorista que prestam serviço de transporte escolar devem ser credenciados
Os pais e responsáveis também devem observar como o motorista recepciona as crianças na porta de escola, as condições de higiene, conforto e segurança do veículo. É importante observar também se há outro adulto acompanhando as crianças, além do motorista.
No contrato de prestação de serviço de transporte é preciso constar por escrito tudo o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais referentes ao período de vigência; horário e endereço de saída e chegada; valor da mensalidade; data e forma de pagamento; índice e forma de reajuste; percentual de multa e encargos por atraso no pagamento e condições para rescisão antecipada.
Outro item interessante de ser analisado é se o serviço será cobrado durante os meses de férias ou se poder ser prestado fora dos meses normais.