Após a denúncia de pelo de roedor nas latas de extrato de tomate nas marcas Elefante e no molho Pomarola, a empresa responsável pelos produtos, Cargill Agrícola, chamou os clientes para o recall dos produtos.
No comunicado, a empresa recomenda que os consumidores entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa pelo telefone 0800-6480808 para agendar sua substituição, gratuitamente.
O recall atende os seguintes produtos: lote L011810 do extrato de tomate da marca Elefante, embalagem lata, com conteúdo líquido 340g e com data de validade de 7/10/16; lote L032502 do extrato de tomate da marca Elefante, embalagem sachê, com conteúdo líquido 190g e data de validade 18/8/17 e o lote L030903 do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, embalagem sachê, com conteúdo líquido 340g e data de validade de 31/8/17.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou ter detectado a possibilidade de “existência de fragmentos de pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância”.
A empresa chamou para recall depois que a Vigilância Sanitária de Santa Catarina constatou a presença de elementos histológicos de Origanum vulgare (orégano) não típico do produto e de fragmentos de pelo de roedor em quantidade superior ao limite permitido, situação considerada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária como “indicativo de risco à saúde humana”.