Os boletos bancários viraram o alvo de fraudes contra os consumidores. As empresas têm alertado que consumidores têm recebido boletos que direcionam o pagamento para falsários e não para os estabelecimentos.
O caminho para a fraude ocorre principalmente no pedido de segunda via, tanto pelos Correios como pela internet. Sem conseguirem identificar a farsa, os clientes descobrem que não pagaram o boleto correto quando recebem a notificação de inadimplência.
A Proteste Associação de Consumidores dá algumas dicas para tentar identificar a fraude. Uma delas é conferir se o código de barras na parte de cima da fatura é a mesma que aparece embaixo. Para pedir a segunda via do boleto, deve-se solicitar a fatura sempre pelo site do banco emissor com CNPJ da empresa, o valor e data de vencimento do título.
Os clientes precisam ter cuidado com telefonemas informando sobre a necessidade de troca de boletos, com alegações de valores indevidos. No golpe, o estelionatário liga passando-se pelo credor, informando-o de que existe um erro no boleto enviado antes e para aguardar a chegada de outro para fazer o pagamento. O próprio consumidor acaba passando todos os dados do boleto original para o falsário, que emite um novo documento com a alteração da fonte que receberá o valor a ser pago.
De acordo com a Proteste, as empresas são responsáveis e precisam se cercar de todos os cuidados para que o consumidor não seja penalizado. Quando for vítima do golpe, o consumidor deve fazer contato com a empresa e mostrar os comprovantes de pagamento feitos. Mesmo sendo uma fraude de terceiro, esse é um vício oculto do serviço, que o cliente não tem como identificar.
Fraude no cartão de crédito
Há casos também de envio de falsas faturas de cartão de crédito. Essas faturas chegam à casa do consumidor, com todos os dados corretos, inclusive com compras feitas pelo consumidor e sem aparente violação da correspondência. Assim, o consumidor acredita que esta é a fatura de seu cartão de crédito e acaba pagando automaticamente como faz todo mês e caindo neste golpe.
Confira as dicas da Proteste:
1. Quando a fatura chegar, abra e verifique o código de barras do cartão de crédito, pois este é sempre o mesmo todo mês, então, compare o código de barras da fatura do seu cartão, com o da fatura de qualquer outro mês, caso os códigos estejam diferentes, esta fatura é uma fraude.
2. Verifique o símbolo do banco do seu cartão de crédito, caso tenha símbolo de outro banco, desconfie, esta fatura pode ser uma fraude.
3. Mesmo que as compras descritas na fatura sejam as mesmas que tenha realizado, não significa que a fatura seja verdadeira.
4. Embora o valor da fatura seja exatamente o que você gastou, isso não significa que a fatura seja verdadeira.
5. Caso tenha como fazer o pagamento de suas faturas diretamente de sua conta corrente, através da internet, caixa eletrônico ou atendimento no banco sem a necessidade de usar a fatura impressa, o faça. Assim, é garantido que você estará pagando a fatura verdadeira do seu cartão de crédito.
6. Em caso de dúvida, pegue a fatura do cartão de crédito, leve até o seu banco e peça para que o gerente confirme sua veracidade ou entre em contato com a central de atendimento do seu cartão de crédito, através do número escrito no verso do seu cartão.