Os usuários da Unimed Brasília que ainda não conseguiram trocar de operadora terão mais tempo para fazê-lo. A Agência Nacional de Sáude Suplementar (ANS) ampliou o prazo de portabilidade especial para 18 de agosto. Com isso, os interessados em trocar a Unimed Brasília poderão ser aceitos em outros planos de saúde sem ter que cumprir os períodos de carência.
A ANS abriu essa brecha por conta da crise financeira da operadora e da intervenção que a empresa passa. Aumentando o prazo da portabilidade, a agência espera diminuir as chances de interrupção da assistência aos beneficiários. A carteira de clientes da Unimed Brasília era de 20 mil até o início da crise em 2011.
Leia mais: Usuários da Unimed terão direito a portabilidade especial
Entenda o caso:
Em 2011, a ANS determinou a alienação da carteira de clientes da Unimed “considerando as anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde”. Segundo a ANS, a empresa acumulava dívida de R$ 94 milhões. A Unimed chegou a recorrer à intervenção da ANS, mas não conseguiu quitar as dívidas.