A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolveu puxar a orelha das empresas de TV por Assinatura e convocou hoje uma reunião com representantes da GVT, Embratel, Net, Oi e SKY para conversar sobre o aumento de clientes e o crescimento ainda maior das reclamações. Cerca de 15 milhões de domicílios brasileiros já contratam esse serviço e as queixas somam mais de 14 mil, contabilizando apenas as dos primeiros quatro meses do ano.
A ideia é que as empresas apresentem planos de melhoria dos serviços no prazo de um mês. Telefonica e Algar ficaram de fora da reunião porque a Anatel entendeu que o número de reclamações dessas duas empresas ainda não ultrapassou o limite imposto pela agência.
Distrito Federal
No DF, por exemplo, enquanto o crescimento da clientela de TV por assinatura foi de 31%, as reclamações praticamente quadruplicaram na comparação dos primeiros semestres de 2011 e 2012. Pularam de 1.553 para 5.965, alta de 384%. As cobranças indevidas e problemas com contratos são as campeãs de queixas.