TAMBÉM ESPIRITUAIS

Compartilhe

Não dá mais para negar as evidências de que nós não somos apenas matéria, mas, antes de tudo, espírito. Por isso costumo recomendar aos meus pacientes que, além da psicoterapia e do eventual uso de medicação, façam relaxamento, ouçam boas músicas, assistam a bons filmes, leiam bons textos e, principalmente, exercitem a .

Vivemos num mundo ainda muito materialista, esquecidos de que não somos um corpo que abriga um espírito. Somos um espírito que usa um corpo, instrumento indispensável para que estejamos neste planeta. E somos parte de um todo perfeitamente integrado e harmônico. Nunca estamos sós. Estamos, todo o tempo, interagindo energeticamente com os outros humanos, com os animais, com os vegetais, com os minerais, com um mundo visível e com um mundo invisível, com o universo, com o próprio Criador.

Nesta semana, uma paciente me dizia o quanto está preocupada com a irmã, que já esteve internada por um transtorno psiquiátrico, que, de repente, por conta própria, suspendeu a medicação que vinha tomando há anos, com sucesso, e entrou numa espécie de surto. E foi conversando que descobri que a doente, além de não estar sendo acompanhada por um psicoterapeuta, não pratica nenhuma espécie de religião.

Costumo dizer que não estamos neste mundo a passeio, mas a trabalho. Isso também envolve prazer, mas mais dificuldades, que fazem parte do tipo de vida que ainda levamos. As pessoas estão sempre em crise. Quando não é por falta de dinheiro ou por um desentendimento familiar, é por um outro tormento qualquer. E até mesmo quem está com tudo em ordem pode, sem mais nem menos, sentir-se invadir por um enorme vazio existencial.

Como é possível acreditarmos que alguém que sofre de um problema que é primariamente da alma consiga superar essas dificuldades apenas com medicação, sem um apoio emocional, sem um socorro espiritual?

Viver não é brincadeira não. E é muito mais do que muitos imaginam. É ter consciência do que realmente somos, que vai muito além do que costumamos ver no espelho. Viver é procurar, pacientemente, incessantemente e profundamente o autoconhecimento. Viver é trabalhar para a própria melhoria e para a melhoria do outro, do planeta, do universo. Viver é expandir a consciência. Viver é buscar o divino que existe em cada um de nós, sem exceção.

Assim, se você está doente, procure um médico. Se está emocionalmente fragilizado, procure um psicoterapeuta. Mas tenha em mente que você é um ser espiritual. Se tem fé, exercite-a. Se não conseguir fazer isso sozinho, procure uma igreja, casa de oração, uma religião, seja ela qual for. O importante é que você se sinta espiritualmente acolhido. Todos os caminhos levam a Deus.

Publicado no Tribuna do Brasil de 08/06/2007  – Caderno TBprograma, Coluna Psicoproseando…com Maraci

Gostou deste post? Então, leia também: O GÊNIO E A DOR e TAMBÉM MATERIAIS

MARACI SANT'ANA

Posts recentes

OS LIMITES E A ETERNA VIGILÂNCIA

Passei quatro meses sem conseguir publicar nada, mas finalmente voltei a enxergar tudo e mais…

1 hora atrás

A HISTÓRIA DE UMA CENA QUE MARCA PARIS-2024

No último dia 5, recebi de um amigo, Madison Almeida, o seguinte texto por ele…

4 meses atrás

DESPERTE E SEJA FELIZ!

Adoro quando os leitores fazem contato comigo para comentar algum texto, para uma rápida consulta.…

4 meses atrás

CASAMENTO ABERTO

Dificilmente alguém fica indiferente quando ouve falar de um casal que tem uma relação aberta,…

5 meses atrás

OS PREGOS NO NOSSO ELÁSTICO

Recebi, de um leitor muito especial, o link para uma matéria postada por Helena Dornelas,…

5 meses atrás

O RIO GRANDE DO SUL, AS CIDADES-ESPONJA E AS CRISES CONJUGAIS

O que está acontecendo no Rio Grande do Sul não era inimaginável. E, mesmo não…

6 meses atrás