Hoje cedo tive um pesadelo tenebroso. Caraca! Dia de Natal não deveria ser só de lindos sonhos? Acordei transtornada, revoltada, furiosa. Tentei me acalmar, mas, de repente, parecia que eu já não cabia na minha casa. E o meu coração não conseguia recuperar o ritmo. Só melhorei indo ao supermercado. Dá pra imaginar um pesadelo do qual você só consegue realmente acordar fazendo compras em um dia como hoje, em que todo mundo está fazendo a mesma coisa? De qualquer forma, foi lá que comecei a refletir e disso saiu este texto.
É Natal! Uma vez por ano, celebramos o nascimento de uma criança, como se ela renascesse a cada madrugada de 25 de dezembro. Não estou falando da festa de Papai Noel, de presentes caríssimos, de lembrancinhas, de amigo-oculto, de pessoas que se reúnem em geral para exibir a roupa nova, comer muito, beber mais ainda e quebrar todos os barracos. Estou falando de uma experiência não material, mas espiritual, de amor, de alegria, de encontros e reencontros que deixam saudade quando todos voltam para suas casas.
Já imaginou se o Natal pudesse durar o ano todo? E se eu lhes dissesse que não só pode durar o ano todo, mas a vida toda? Porque renascemos a cada instante, inclusive e talvez principalmente quando refletimos sobre um pesadelo que parecia que estragaria o nosso dia sem piedade. Aliás, o próprio acordar para um novo dia é um renascimento, assim como, para quem como eu acredita que a Vida é eterna, o não acordar no Plano Material, mas no Espiritual, também o é.
Renascemos, por exemplo, quando despertamos a nossa consciência para o fato de que somos divinos e imortais, não perfeitos, mas perfectíveis e abençoados com a alegria de poder construir nosso trajeto rumo à perfeição; quando introjetamos a ideia de que “o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.”; quando entendemos que nunca estamos sós porque somos um com toda a Criação, inclusive os seres não humanos e os seres espirituais, que conosco trocam sem parar, apoiando-nos em nossa caminhada.
Renascemos quando, entendendo e aceitando que há situações que podemos mudar e há aquelas que fogem ao nosso controle, sem nos deixarmos abater por essa restrição, usamos nossa energia para melhorar o que está ao nosso alcance, não esperando retribuição, reconhecimento, agradecimento, por estarmos cumprindo a nossa missão como cocriadores do Universo que somos.
Renascemos quando compreendemos que somos parte da Providência Divina. Assim devemos apoiar e ajudar todos os que cruzarem o nosso caminho, sem esquecer que pessoas têm o livre-arbítrio e, às vezes, ainda não estão prontas para serem ajudadas, o que exige de nós paciência, disponibilidade não invasiva, respeito.
Renascemos quando compreendemos que a chave para a felicidade, não a de estarmos eternamente em um berço esplêndido no paraíso, mas a de termos uma vida plena está no autoconhecimento; no entendimento de que a nossa vida está seguindo mesmo que estejamos paralisados perante ela; e que ela é nossa responsabilidade.
E renascemos também no dia a dia, quando, por exemplo, lavando a área de serviço, salvamos uma formiga que luta contra o aguaceiro; ajudamos um idoso a atravessar a rua; interpelamos uma criança que vemos andando desacompanhada; abrimos o nosso armário e doamos o que não é absolutamente indispensável; afagamos os cabelos de um filho; ensinamos um adulto a ler; em vez de reclamar do engarrafamento provocado por um acidente, fazemos uma prece para que os envolvidos fiquem bem; economizamos água; ouvimos um amigo, um estranho e até um inimigo que esteja em aflição; deixamos ir quem não quer mais estar conosco; percebendo que erramos, voltamos nos nossos passos e fazemos o que deve ser feito.
Segundo o Evangelho de Mateus, a Estrela de Belém sinalizou o local do nascimento de Jesus, tornando-se uma guia não apenas para os três Reis Magos, mas para toda a humanidade. E, cada vez que renascemos, tornamo-nos pessoas melhores, como se uma estrela nos iluminasse e sinalizasse para o Universo que estamos firmes na nossa jornada. E o Universo retribui porque também somos um com ele.
Um feliz Natal para todos!
Gostou da mensagem que este texto traz? Então compartilhe-o! Você também pode comentá-lo logo depois dos anúncios, mesmo que não seja assinante do jornal, mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique, e sugerir um tema para o Blog.
Oi, pessoal! O texto abaixo foi escrito por alguém que admiro muito, meu irmão, Mario…
Oi, pessoal! Este é o Episódio 5 do PodCast PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR. Espero…
Oi, pessoal! Este é o Episódio 4 do PodCast PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR. Espero…
Oi, pessoal! Este é o Episódio 3 do PodCast PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR.…
Oi, pessoal! Este é o Episódio 2 do PodCast PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR.…
Oi, pessoal amigo! Estou começando hoje um novo projeto, o Podcast PARA SOBREVIVER A UM…