Contribuição de DÓRIA FREITAS: Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Considera-se que há trabalho escravo ou análogo ao trabalho escravo quando o trabalhador não consegue se desligar do patrão por fraude ou violência, quando é forçado a trabalhar contra sua vontade, quando é sujeito a condições desumanas de trabalho ou é obrigado a trabalhar tão intensamente que seu corpo não aguenta e sua vida pode ser colocada em risco. Trabalho escravo não é apenas desrespeito a leis trabalhistas ou problemas leves, é grave violação aos direitos humanos.
NOTA DO BLOG: O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é celebrado em 28 de janeiro. A data foi criada em 2009, em homenagem aos auditores fiscais do Trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e ao motorista Ailton Pereira de Oliveira. Eles foram assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante vistoria a fazendas na zona rural de Unaí, Minas Gerais.
Mas o trabalho escravo não se restringe à área rural. Ele também existe na urbana. Segundo o Ministério do Trabalho, dos 407 trabalhadores resgatados em 2017 , 107 se encontravam em regiões metropolitanas, com maior incidência no setor da construção civil e na atividade têxtil. Já no ambiente rural, os setores que apresentaram maior número de trabalhadores resgatados foram agricultura, pecuária e produção florestal.
Esses trabalhadores vinham sendo submetidos a situações como trabalho forçado; jornada exaustiva; condição degradante de trabalho; restrição, por qualquer meio, de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto, no momento da contratação ou no curso do contrato de trabalho; retenção no local de trabalho em razão de cerceamento do uso de qualquer meio de transporte; manutenção de vigilância ostensiva e apoderamento de documentos ou objetos pessoais.
O trabalho escravo não é problema só do trabalhador, mas de todos nós! Ajude a combatê-lo!
A denúncia pode ser anônima. BASTA DISCAR 100.
No último dia 5, recebi de um amigo, Madison Almeida, o seguinte texto por ele…
Adoro quando os leitores fazem contato comigo para comentar algum texto, para uma rápida consulta.…
Dificilmente alguém fica indiferente quando ouve falar de um casal que tem uma relação aberta,…
Recebi, de um leitor muito especial, o link para uma matéria postada por Helena Dornelas,…
O que está acontecendo no Rio Grande do Sul não era inimaginável. E, mesmo não…
Todos já ouvimos que, quando nasce um filho, nasce uma mãe. Acho isso lindo, de…