Cosette Castro
Brasília – Um dia depois do encerramento da Olimpíada de Paris, onde o Brasil conquistou 20 medalhas, temos um convite para você colocar na agenda.
O Coletivo Filhas da Mãe e seus parceiros estão se preparando para realizar mais uma Caminhada da Memória. Em 2024 o tema será a “Sociedade do Cuidado”.
Esta será a terceira edição da Caminhada em quatro anos de existência do Coletivo, rede de apoio e acolhimento a pessoas que cuidam familiares com demência, entre elas o Alzheimer, sem remuneração.
A Caminhada da Memória 2024 vai acontecer na Capital Federal no dia 15 de setembro, a partir das 8h, no Eixão Norte, saindo da quadra 204. O evento ocorre dentro das atividades do Setembro Roxo, mês mundial de conscientização sobre demências.
Além da Caminhada realizada anualmente, desde 2023 o Coletivo criou o grupo “Caminhantes” que se encontra nos domingos pela manhã nos parques de Brasília. No próximo domingo, dia 18/08, às 8h30, estaremos no Parque das Garças, localizado no final do Lago Norte. Inscrições gratuitas no grupo Caminhantes Aqui.
Por que caminhar?
Embora a ideia inicial do projeto seja chamar atenção sobre demências e levar informações para a população, a Caminhada da Memoria vai mais além.
O projeto pretende contribuir para a promoção da saúde das pessoas que cuidam estimulando o exercício físico gratuito. Além disso, é um bom momento promover o encontro de quem cuida, majoritariamente mulheres, com familiares de diferentes gerações, para reunir pessoas amigas e vizinhas, apoiadores e ampliar o convite para toda população. A proposta é construir coletivamente uma Sociedade do Cuidado.
Segundo os especialistas há vários benefícios em caminhar ao menos 30 minutos diariamente. Entre eles, os 12 pontos citados abaixo:
1.Prevenção de doenças cardiovasculares – As caminhadas regulares ajudam a prevenir ou controlar doenças, principalmente doenças cardiovasculares.
2.Combate à osteoporose – As caminhadas ajudam a fortalecer os ossos e articulações e promovem o aumento da densidade óssea, evitando que ocorra desgaste ao longo do tempo.
3.Melhora da capacidade cardiorrespiratória – As caminhadas aumentam os batimentos cardíacos, melhoram o fluxo sanguíneo, além de trabalhar a respiração.
4. Fortalecimento dos músculos – Com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência.
5. Melhora da postura corporal – As caminhadas são uma atividade física que envolvem vários músculos e articulações e sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.
6. Promoção do relaxamento – Isso ocorre pela liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem estar que ajudam no combate da ansiedade e do estresse.
7. Pode ajudar na memória – A prática de exercícios de forma regular pode contribuir para a memória, já que a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro.
8. Pode ajudar no controle da glicemia – As caminhadas melhoram a sensibilidade à insulina, o que pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
9. Combate a ansiedade e a depressão – As caminhadas podem ajudar a combater a ansiedade e a depressão ao aumentar a liberação de neurotransmissores, como serotonina, noradrenalina e a dopamina que estão relacionados à regulação do humor, do apetite e da memória.
10. Aumento da disposição – As endorfinas liberadas durante as caminhadas ajudam a aumentar a disposição e a reduzir a sensação de cansaço. Também ajudam a aumentar o relaxamento do corpo, o humor, a autoconfiança e a autoestima.
12. Melhora o equilíbrio e a coordenação – As caminhada melhoram a circulação sanguínea no cérebro e músculos e promovem o fortalecimento muscular das pernas, melhorando o equilíbrio e a coordenação motora.
Em tempos de seca no Centro Oeste, ao sair para caminhar sugerimos levar garrafa de água, boné ou chapéu e filtro solar, usar roupas e tenis confortáveis, evitando sair nos horários mais quentes.
Aguardamos você no Parque das Garças domingo, 18/08!
Cosette Castro & José Leme Galvão Jr. Brasília – Na próxima segunda-feira, 25/11, completará um…
Cosette Castro Brasília - A semana passada foi intensa em todos os sentidos. Hoje destacamos…
Cosette Castro Brasília - Às vezes, quando ficamos sem palavras frente a uma situação ou…
Cosette Castro & Vicente Faleiros Brasília - A disputa pelo dinheiro público do orçamento da…
Cosette Castro Brasília - Em tempos de negação constante da morte, o filme O Quarto…
Cosette Castro Brasília - Este foi um fim de semana especial. Começou o novembro negro…