Caminhar É Preciso

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Faltam poucos dias para começar um grande evento na Espanha sobre demências, entre elas o Alzheimer. Mais especificamente em Santiago de Compostela, na Galícia.

Tradicional lugar de caminhantes do mundo inteiro, Santiago de Compostela vai receber representantes de 20 países que participarão do encontro “Walking the Talk for Dementia – Caminhe Junto. Faça a Diferença”.

A proposta do evento é caminhar juntos para mostrar que a demência não é o fim e que todos merecem viver com dignidade, propósito e aventuras. Vão participar da caminhada profissionais de saúde, defensores, formuladores de políticas, pesquisadores e pessoas que vivem com demência na fase inicial de mais de 20 países.

Os peregrinos vão percorrer cerca de 50 km de 1 a 4 de maio, algo em torno de 12,5 km por dia. A ideia é estimular momentos de conversas diversificando as perspectivas sociais, geográficas, culturais e vividas sobre a demência, a partir das experiências de cada país.

Logo após a caminhada, nos dias 5 e 6 de maio, haverá um encontro em Santiago de Compostela. Durante os dois dias, será o momento para falar sobre como pessoas com demências estão vivendo (a partir dos seus próprios relatos), sobre como profissionais estão trabalhando e sobre as pesquisas relacionadas à demência hoje. E, a partir daí, trazer ideias para um futuro mais justo e inclusivo.

O projeto “Walking The Talk For Dementia” é realizado no Brasil pela associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) e Vovó Nilva em parceria com instituições européias. A diferença de outros projetos é que este estimula a participação de pessoas com demências, desde a concepção do projeto, com participação na caminhada e presença de alguns dos palestrantes que estarão em Santiago de Compostela.

Para Colocar na Agenda

Na próxima quinta-feira, dia 04 de maio, a partir das 19h, acontece mais uma edição da Roda de Conversa Online do Coletivo Filhas da Mãe. Coordenado pela fonoaudióloga Manoela Dias é um espaço para a troca de informações e experiências sobre demências. A participação é aberta para pessoas de todo o país e também do exterior. Solicite o link a partir do e-mail filhasdamaecoletivo@gmail.com ou por mensagem no Instagram (@blocofilhasdamãe).

No sábado, dia 06 de maio, vai ocorrer a Conferência Nacional Livre de Saúde Sobre Demências. Este é um bom momento para levar as propostas que aprovamos na Conferência Livre da Saúde Mental e Envelhecimento realizada pelo Coletivo Filhas da Mãe em parc em fevereiro. Inscrições aqui.

PS: Seguimos fazendo o Recadastramento das pessoas que participam do Coletivo Filhas da Mãe, independente se você chegou esta semana ou se participa desde o começo de nossas atividades. Preencha o formulário aqui.

Cosette Castro

Posts recentes

Vem Aí as Oficinas Pré-Carnaval do Bloco Filhas da Mãe

Cosette Castro Brasília – Esta foi uma semana de comemoração pelo reconhecimento internacional do cinema…

2 horas atrás

Por um Carnaval Sem Violências

Cosette Castro Brasília - Hoje acordei com a boca cheia de perguntas. Essas perguntas dizem…

4 dias atrás

Quem Cuida de Quem Cuida?, 06 Anos Depois

Cosette Castro Brasília - Quando começamos a idealizar o Coletivo Filhas da Mãe, no segundo…

1 semana atrás

A Vida Entre Pequenas e Grandes Violências Cotidianas

Cosette Castro Brasília – O machismo estrutural  naturalizado entre homens, mesmo os progressistas,  ainda me surpreende.…

2 semanas atrás

Nem Gerente, Nem Malabarista. Cuidadora Familiar

Cosette Castro Brasília – Enquanto tiro uns dias para descansar, atualizo um dos primeiros textos…

2 semanas atrás

Coletivo Filhas da Mãe Completa 06 Anos

Cosette Castro Brasília - No Coletivo Filhas da Mãe seguimos festejando. Há 06 anos  caminhamos…

3 semanas atrás