À Queima Roupa conversa com Wilmar Lacerda, vice-presidente do PT-DF
Por Ana Maria Campos
“Não há nenhuma dúvida sobre isso: o PT é oposição ao atual governo de Ibaneis e Celina Leão”
A executiva do PT-DF aprovou uma resolução em que defende mais investigações a respeito do papel do governador Ibaneis Rocha no 8 de janeiro. Mas o presidente da CPI na Câmara Legislativa, Chico Vigilante, que é do PT, avalia que a Câmara Legislativa não tem competência para investigar o governador. Como fica a posição do partido?
A posição do PT é esta que foi aprovada na Executiva. Queremos o aprofundamento das investigações sobre as atitudes do governador Ibaneis em relação ao ato de 8 de janeiro. A CPMI do Congresso Nacional juntou muitas informações que devem servir para a continuidade das investigações. A nota foi aprovada por consenso. O deputado Chico Vigilante é membro da executiva, na condição de líder, e deve seguir a orientação do nosso Partido, bem como toda Bancada Distrital e Federal.
Acha que é uma atribuição da Câmara Legislativa apurar mais a participação do governador no episódio? Ou seria uma prerrogativa da Polícia Federal e do Ministério Público?
A Polícia Federal e o Ministério Público devem dar seguimento às investigações. Mas, a CPI distrital não pode fechar os olhos para tudo que se tornou conhecido no Congresso Nacional. Deve, no mínimo, reafirmar que nada aconteceu no dia 8 sem que o governador soubesse.
Acredita que Ibaneis errou nesse episódio?
Não sou eu quem está dizendo. É o relatório aprovado na CPMI: o governador sabia desde alguns dias antes quais eram os riscos e as possibilidades de acontecer. Ele foi alertado sobre isso. É preciso ter uma apuração séria. Afinal, ficou muito claro: foi uma tentativa de golpe.
O PT-DF é oposição, tem independência em relação ao governo do DF ou aliado na Câmara Legislativa?
Não há nenhuma dúvida sobre isso: o PT é oposição ao atual governo de Ibaneis e Celina Leão. E assim deve ser a posição dos parlamentares petistas e de toda militância.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…