“Vamos buscar todas as medidas necessárias à reabertura”, diz Ibaneis

Compartilhe

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ao Correio, nesta terça-feira (30/6), que tomará todas as medidas necessárias para a reabertura das atividades no DF. A intenção inicial é de que, no início de agosto, salões de beleza, restaurantes e escolas estejam reabertos. O GDF iniciou ontem (29/6) os estudos que embasarão as datas definitivas. A estimativa é que a análise seja concluída nesta semana.

Uma das avaliações de Ibaneis é de que a adesão ao isolamento social caiu no DF há muito tempo, mesmo antes da liberação do comércio, e de que é melhor que o retorno da população seja coordenado pelo governo do que feito, sem autorização, na marra.

“Para se ter uma ideia, antes da abertura do comércio nós tínhamos entre 42% e 43% de isolamento. Com a abertura está girando entre 38% e 39%. Isso é a prova de que as pessoas já não estavam ficando em casa. Então, é melhor a gente fazer um cronograma, fazer com responsabilidade, fazer baseado em leitos de saúde. Fazer tudo isso de forma que a gente possa ter condições efetivas de fiscalização. Vamos buscar todas as medidas necessárias à reabertura”, afirmou Ibaneis.

Calamidade

Ontem, o governador decretou estado de calamidade na capital. A medida foi feita para permitir que o DF receba recursos de urgência do governo federal concedidos pelo Fundo de Calamidade Pública.

Em abril, a Câmara Legislativa já tinha decretado calamidade, mas a medida não era suficiente para habilitação no programa da União. Então, o decreto do governador foi uma questão formal para que os recursos pudem chegar à capital.

Ontem, de acordo com boletim da Secretária de Saúde, a capital chegou a 47.071 casos e ao registro de 559 mortes. Na avaliação de especialistas, o isolamento social continua como uma das formas mais eficazes de combater o avanço da doença.

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • CB.Poder

Senado cobra TikTok e Kwai após morte de menina no DF

Por Arthur de Souza Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, Damares…

2 dias atrás
  • CB.Poder

CPI do Rio Melchior: Semana Santa dá respiro ao governo

Por Arthur Souza,  Com o ponto facultativo de quinta-feira, na Câmara Legislativa (CLDF), o governo…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Arruda comenta sobre decisão do STJ: “Fico triste”

Por Arthur de Souza (interino) - Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Reunião CPI do Rio Melchior esvaziada

Por Arthur Souza,  Em tempos de crise climática, parece que a poluição dos corpos hídricos…

7 dias atrás
  • CB.Poder

Mais garantia para o FCDF

Por Arthur de Souza,  Enquanto o GDF segue nas tratativas com o governo federal, em…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Novo PDOT começa a ganhar forma

Por Arthur de Souza,  Passados 13 anos desde a última revisão, o Plano Diretor de…

1 semana atrás