Ministra Daniela Teixeira, do STJ, tem expostos na entrada do gabinete a beca da advocacia e as bandeiras da OAB nacional, OABDF e do Flamengo. Foto: Arquivo pessoal
Ministra Daniela Teixeira, do STJ, tem expostos na entrada do gabinete a beca da advocacia e as bandeiras da OAB nacional, OABDF e do Flamengo. Foto: Arquivo pessoal Ministra Daniela Teixeira, do STJ, tem expostos na entrada do gabinete a beca da advocacia e as bandeiras da OAB nacional, OABDF e do Flamengo. Foto: Arquivo pessoal Ministra Daniela Teixeira, do STJ, tem expostos na entrada do gabinete a beca da advocacia e as bandeiras da OAB nacional, OABDF e do Flamengo. Foto: Arquivo pessoal

Uma ministra ao lado da advocacia

Publicado em CB.Poder
 Ministra Daniela Teixeira, do STJ, tem expostos na entrada do gabinete a beca da advocacia e as bandeiras da OAB nacional, OABDF e do Flamengo. Foto: Arquivo pessoal
Ministra Daniela Teixeira, do STJ, tem expostos na entrada do gabinete a beca da advocacia e as bandeiras da OAB nacional, OABDF e do Flamengo. Foto: Arquivo pessoal

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Na entrada de seu gabinete no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Daniela Teixeira expõe os símbolos de suas paixões: a beca da advocacia e as bandeiras da OAB nacional, OAB-DF e do Flamengo. Ex-vice-presidente da OAB-DF e ex-conselheira federal, a ministra diz que não vai se envolver na disputa das seccionais, mas estará na posse de quem vencer. “Não vou mesmo me meter. De jeito nenhum. Não deixei nenhum parente meu se inscrever nas chapas”, disse à coluna. “Estarei na posse de quem ganhar, com alegria, honrando o meu compromisso que é com a OAB e não com chapas”, acrescenta a magistrada que ocupa no STJ assento do quinto constitucional da advocacia. “E sempre estarei com as portas abertas para a OAB, defendendo todas as bandeiras comuns à advocacia: honorários, prerrogativas, combate ao assédio e respeito à profissão”, disse a ministra. Ela não tem recebido advogados em campanha, mas não fechou as portas para a instituição e sempre conversa com o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, sobre questões institucionais.

Advogados em festa

A eleição da OAB movimenta a cidade neste período, quase como uma disputa municipal, uma vez que o Distrito Federal só vai às urnas a cada quatro anos. Os candidatos destinam cifras altíssimas para convencer os eleitores — mais de 50 mil advogados e advogadas — e um dos maiores investimentos são visitas a escritórios e muitas festas.

***

Forte candidato

Na lista tríplice para a vaga do Ministério Público no STJ, o procurador de Justiça Sammy Barbosa, do Ministério Público do Acre (MP-AC), é considerado favorito na disputa pela vaga aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz. Ele tem o apoio do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional da Justiça, e um vasto currículo de combate ao crime. Barbosa atuou, por exemplo, no caso do ex-deputado Hildebrando Pascoal, condenado pelo caso que ficou conhecido como “Crime da Motosserra”. Era considerado o líder de um grupo de extermínio. Sammy Barbosa foi o único candidato no processo de formação da lista sêxtupla do Ministério Público acreano, sendo eleito por aclamação.

***

Zanin será homenageado pela Câmara Legislativa

O ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal, vai receber, amanhã, o título de Cidadão Honorário de Brasília. A sessão solene, no plenário da Câmara Legislativa, foi proposta pelo presidente da Casa, Welligton Luiz (MDB), e pelo deputado Hermeto (MDB). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em direito processual civil pela mesma universidade, Zanin exerceu a advocacia de 2000 a 2023, e ganhou notoriedade por sua atuação como advogado do presidente Lula nos processos da Operação Lava Jato. Ele foi empossado como ministro do STF em agosto de 2023, nomeado por Lula.

***

Evento discute uso de Cannabis para fins medicinais

O Instituto Agroecológico de Fitoterapia BioSer promove na próxima sexta-feira o evento “Cannabis: Ciência, Saúde e Prática Clínica”. O evento será realizado em colaboração com o Instituto Anandamida e a Universidade de Brasília, a partir das 8h30, no auditório da AdUnB. O encontro reunirá médicos prescritores, cientistas, professores, associados e ativistas para um diálogo enriquecedor sobre o uso medicinal da cannabis. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para garantir a participação, é necessário preencher o formulário eletrônico (https://bit.ly/Prescri) . Será fornecido um certificado de participação para os inscritos que comparecerem ao evento. Os participantes poderão desfrutar de uma programação diversificada, que incluirá apresentações de pesquisas acadêmicas, estudos de caso, palestras e mesas redondas, trazendo perspectivas atuais e relevantes para a prática clínica e o avanço da ciência nesta área.

***

O jogo continua

Os petistas estão de olho nas disputas de segundo turno em três capitais onde o partido tem chance de melhorar seu desempenho eleitoral: Cuiabá, Fortaleza e Natal. Em Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) estão empatados, segundo as pesquisas. Também há um empate técnico em Cuiabá, entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT). Em Natal, há esperanças, mas a candidata petista, Natália Bonavides está atrás do concorrente do União Brasil, Paulinho Freire. Já em São Paulo e Porto Alegre, petistas avaliam que é difícil manter o otimismo.

***

Mandou bem

O Corpo de Bombeiros Militar do DF é referência nacional e internacional na perícia de incêndios e na elaboração de estudos com o objetivo de refinar a prevenção de sinistros. Com dois laboratórios de ponta, a diretoria foi responsável, entre 2019 e 2024, por 5,35 mil perícias de incêndios.

Mandou mal

O ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida está sendo investigado por mais duas acusações de assédio sexual, segundo a Folha de S.Paulo. Almeida já estava sendo investigado por outros casos, como o de importunação sexual contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

***

Só Papos

“Participo agora pela manhã de uma reunião de emergência no Palácio do Governo com o presidente da Enel, o presidente da ANEEL e o governador para tratar de um plano de ação em resposta às fortes chuvas e rajadas de vento, tanto as que já ocorreram quanto as previstas para sexta e sábado. Esta é uma reunião de extrema importância para a cidade de São Paulo”

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição 

“O que aconteceu em São Paulo não foi culpa da natureza. Choveu muito, mas as árvores não foram podadas, como deveria. E as pessoas das agências que fiscalizam empresas de energia foram indicadas pelo governo anterior. Mas quero reiterar que o governo federal irá tratar o povo de São Paulo com respeito e decência, para que o povo não seja vítima de irresponsabilidade”

Presidente Lula

***

Enquanto isso… Na sala de Justiça

O Correio e a TV Brasília promovem nesta terça-feira o debate com os candidatos à OAB-DF. Será a partir de 20h40, com transmissão pela TV Brasília e redes sociais e site do Correio Braziliense, além da cobertura no impresso.